Antes de entrar em campo por suas seleções na Copa do Mundo do Catar, astros do futebol mundial já marcaram golaços de sustentabilidade. Vini Jr., Neymar e Luka Modric, só para citar alguns, são exemplos de jogadores que possuem carros elétricos na garagem.
É verdade que muitos desses atletas receberam os carrões luxuosos de presente, especialmente em ações de patrocinadores dos clubes pelos quais eles jogam, mas em um momento em que o mercado de veículos elétricos está em plena expansão no mundo, contar com esses garotos-propaganda pode ser uma boa estratégia de marketing.
Afinal, a Copa do Mundo de futebol de 2022 deve atrair a atenção de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo, segundo estimativas da Fifa, a Federação Internacional de Futebol. Em um palco tão grande como esse, os anunciantes estão de olho nesse público. E dá pra montar uma seleção completa com esses jogadores. Foi o que o Canal VE fez. Veja a lista:
- Thibault Courtois, Bélgica, BMW i4 M50
- Dani Carvajal, Espanha, BMW iX
- Alphonso Davies, Canadá, Audi e-tron GT
- Éder Militão, Brasil, BMW i4 M50
- Antônio Rüdiger, Alemanha, BMW iX xDrive50
- Pierre-Emile Hojbjerg, Dinamarca, Audi e-tron GT
- Luka Modric, Croácia, BMW iX xDrive50
- Neymar, Brasil, e.wave X
- Christian Pulisic, EUA, VW ID.4
- Vini Jr., Brasil, BMW iX xDrive50
- Eden Hazard, Bélgica, Nissan Leaf*
* O texto foi atualizado. Originalmente, havíamos escalado Karim Benzema, da França, com o BMW i4 M50, mas, após a publicação do texto original, ele foi cortado da seleção de seu país por contusão. Assim, acabou substituído na nossa seleção pelo jogador belga.
Goleiro
O belga Thibaut Courtois, que fechou o gol contra o Brasil nas quartas de final da Copa de 2018, acaba de receber de presente um BMW i4 M50, patrocinadora do Real Madrid. E conforto não deve ser um problema para o goleirão de 2,00 m de altura, já que a cabine é projetada para cinco ocupantes. O console central proporciona uma sensação esportiva, de acordo com a marca.
Laterais
Os laterais Dani Carvajal, do Real Madrid, e Alphonso Davies, do Bayern de Munique, vão se enfrentar pelo Grupo F pelas seleções da Espanha e do Canadá, respectivamente. Os dois estão acostumados ao vaivém entre a zaga e o ataque pelas beiradas do campo, e melhor seria realizar a tarefa se pudesse dirigir carros elétricos e silenciosos, pra não chamar a atenção.
Se dentro de campo isso é impossível, fora dele a mobilidade está garantida. Carvajal tem o BMW iX xDrive50, enquanto Davies recebeu no início do mês um Audi e-tron GT da patrocinadora do clube alemão. Como o canadense também joga de atacante pela esquerda, é bom ficar de olho na aceleração dele. O carro dele, pelo menos, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
Zagueiros
A dupla de zaga da seleção dos elétricos é formada pelo brasileiro Eder Militão e pelo alemão Antonio Rüdiger. Ambos são atletas do Real Madrid, e ganharam de presente um i4 M50 e um iX xDrive50, da BMW.
O que não falta para a dupla é potência. Nem para os carros. Enquanto o xDrive50 tem um motor com 385 kW, o i4 oferece 400 kW de potência. Nada mal.
Meio-campistas
A meiuca da seleção dos carros elétricos também está bem representada com o dinamarquês Pierre-Emile Hojbjerg, do Tottenham, o croata Luka Modric, do Real Madrid, e o brasileiro Neymar, do PSG, formam um meio-campo de respeito.
Os carros dos dois primeiros já foram citados: Hojbjerg tem um Audi e-tron GT, enquanto Modric ostenta o BMW iX xDrive50.
A diferença é que o dinamarquês não ganhou o Audi de seu clube, como Leon Goretzka, do Bayern de Munique, por exemplo, e, por isso, ganhou a posição entre os titulares.
Já Modric está na leva dos atletas do Real Madrid agraciados pela BMW. E vamos combinar, né: Nada melhor que um iX xDrive50 pra alguém considerado o motor de qualquer time do planeta. A bateria de 111,5 kWh não deixa o carro “cansado” tão fácil.
Para fechar o trio do meio-campo escalamos ninguém menos que Neymar, astro brasileiro e maior esperança pelo Hexa. E nós já falamos dele aqui. Embora tenha uma coleção de carros luxuosos, o camisa 10 da Seleção Brasileira é embaixador do compacto e.wave X, da marca e.GO Mobile, carro lançado na Europa com conceito urbano e design criativo. A cor amarela cai bem no carro, assim como a Amarelinha está bem representada com o nosso Adulto Ney.
Atacantes
No ataque, as opções são variadas. Mas escalamos o norte-americano Christian Pulisic, do Chelsea, que firmou contrato recentemente com a Volkswagen para ser o garoto-propaganda do ID.4. O jovem americano até estrelou um comercial do carro elétrico da montadora alemã.
Na outra ponta, aparece o brasileiro Vini Júnior. Outro jogador do Real Madrid presenteado pela BMW, o “Malvadeza” escolheu o iX xDrive50 para promover a mobilidade elétrica cheia de carisma.
Para finalizar a lista, o belga Eden Hazard, do Real Madrid, substitui Karim Benzema, após o francês ser cortado de sua seleção por uma contusão. Assim como outros atletas do clube espanhol, Hazard também foi agraciado com um veículo elétrico da BMW, o iX xDrive 50. Mas o meia-atacante é um entusiasta da transição energética da mobilidade. Além de ser visto com frequência em corridas da Fórmula E, competição de automobilismo com carros equipados com motores 100% elétricos, o atleta também tem um Nissan Leaf.
Técnico
Toda seleção precisa de um técnico, não é mesmo? O nosso não estará na Copa, mas merece uma vaga. Pode-se dizer que o espanhol Pep Guardiola revolucionou o futebol com seu estilo de jogo. E agora quer fazer parte da revolução da transição energética da mobilidade. Por isso, tem um Nissan Leaf, um dos carros elétricos mais vendidos no mundo. Sabe das coisas o nosso treinador, hein?
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.