Você já reparou a quantidade de conectores diferentes para carros elétricos que existem no mercado?
A ideia original era que houvesse apenas um tipo de plugue, ou ao menos uma padronização, mas cada marca acabou criando seu próprio conector. Como resultado, o consumidor precisa lidar com diversas opções, que mudam de acordo com o país onde o carro foi produzido.
Atualmente, existem 5 tipos de conectores, e agora você descobre qual a diferença entre eles:
Tipo 1 (T1): SAE J1772
O T1 foi criado na Califórnia, Estados Unidos, e é utilizado até hoje na América do Norte, e encontrado na América do Sul.
A história desse plugue é que até 2001 os carros elétricos na Califórnia utilizavam um carregador de sistema indutivo, o Magne.
Porém, o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia rejeitou essa tecnologia, e preferiu favorecer a tecnologia de acoplamento direto que o T1 possui. Como resultado, o Magne caiu em desuso.
O Tipo 1 é um plugue monofásico de corrente alternada (CA). Consegue suportar uma potência de até 7,4 kW (230 V, 32 A).
É possível encontrar esse conector na versão combinada (CCS1), específica para carregamentos rápidos em corrente contínua (CC). Nesse modelo, ele ganha 2 pinos adicionais e pode suportar até 350 kW.
Tipo 2 (T2): SAE IEC 62196
O T2 também pode ser conhecido pelo nome da empresa alemã que o desenvolveu: Mennekes. Em 2013 ele foi escolhido pela União Europeia como o conector padrão do continente, mas também pode ser encontrado na Nova Zelândia.
Consegue suportar uma potência padrão de até 22 KW (400 V, 32 A). Ele também pode ser adquirido como CCS2, com 2 pinos adicionais. Nessa versão, o conector suporta 350 kW de potência na recarga.
GB/T
Diferentemente do Brasil, onde nós encontramos quase todos os modelos de plugues para serem utilizados, o GB/T é o único utilizado em toda a China.
Essa medida facilitou a evolução da infraestrutura de carregamento do país asiático. Não à toa, é o lugar com a maior frota de VEs no mundo.
Esteticamente ele é parecido com o T2, mas os plugues fêmea e macho são o inverso do encontrado no modelo europeu.
Ele é apresentado em duas versões: a CA, com corrente de 32 A e potência de até 22 kW, e a CC, que suporta potência de até 250 kW.
CHAdeMO
O nome desse conector vem da frase em japonês: “o CHA deMO ikaga desuka”, que pode ser traduzida como “você quer uma xícara de chá?”, fazendo alusão ao tempo de carregamento, o suficiente para um cházinho. (Também chamado de Charge de Move)
Em 2010 um grupo de montadoras japonesas formado por Toyota, Nissan, Mitsubishi e Subaru se uniu para tornar este o padrão mundial de conectores, mas a ideia fracassou.
Além de ser encontrado na terra do sol nascente, o CHAdeMO também está na Europa, o que não alegra muito o parlamento de lá. Em 2011 houve uma tentativa de desacelerar a chegada dos conectores ao continente.
Este conector suporta uma potência de até 100 kW, porém, especificações revisadas permitem até 400 kW (1000 V, 400 A)
Tesla
A Tesla tem um carregador só dela. Chique, né? Pois é, a exclusividade desse plugue também vem com um diferencial: a capacidade de carregar tanto em corrente contínua, quanto alternada.
Na versão padrão residencial, é possível encontrar adaptadores para carros que utilizam modelos CCS e CHAdeMO.
Já nos Tesla Superchargers, apenas os veículos da marca conseguem carregar.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.
4 Comments
A Foto do conector da Tesla está errada, na foto apresentada está o Tipo 2 e não o plug padrão Tesla
Realmente, foi um erro nosso, pedimos desculpas.
Já arrumamos, obrigado por nos avisar!
Boa!
Conteúdo interessante. Muito importante se atentar ao tipo de conector que será adquirido. Ainda a falta de informação com tempo de carregamento em relação ao tipo de carregador (CA ou CC) é comum nos donos de VE.