Canal VE

29 de novembro de 2023

Vendas de veículos eletrificados no Brasil batem recorde em 2022

Sinal gráfico de carro elétrico está pintado de branco em um asfalto verde

Mercado de veículos eletrificados fecha 2022 em alta. Foto: Envato/Elements.

O mercado de veículos eletrificados no Brasil bateu recorde em 2022. De acordo com levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas do ano passado atingiram a marca de 49.245 unidades, um acréscimo de 41% em relação a 2021, quando 34.990 unidades foram emplacadas.

Agora, a frota brasileira de veículos eletrificados, formada por automóveis e comerciais leves totalmente elétricos (BEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV), tem 126.504 unidades.

Em dezembro de 2022, a ABVE registrou o segundo melhor mês da série histórica — iniciada em 2012 —, com 5.587 emplacamentos, perdendo apenas para setembro de 2022 (6.391 emplacamentos).

Os carros híbridos (HEV), com motorização flex, mantiveram a liderança do mercado nacional, com 30.439 unidades comercializadas em 2022, ou 62% da frota. Os veículos híbridos plug-in fecharam o ano com vendas de 10.348 unidades, ou 21% do total de eletrificados.

Já os automóveis e comerciais leves totalmente elétricos tiveram 8.460 unidades emplacadas no acumulado do ano, o que equivale a 17% do total de eletrificados no Brasil em 2022. Só em dezembro foram 898 BEV vendidos. 

Gráfico mostra evolução do mercado de veículos elétricos no Brasil em números

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os resultados do ano mostram o potencial do mercado de veículos de baixa emissão no Brasil.

“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículos convencionais”, afirma Maluf.

“Agora, é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão, em sintonia com as metas de descarbonização e avanço da industrialização anunciadas pelo novo governo”, acrescentou.

Variedade de modelos

O bom desempenho nas vendas mostra que o mercado está cada vez mais aberto aos veículos eletrificados no Brasil. Se até o mês de maio de 2022 eram 70 modelos disponíveis aos consumidores, o país fechou o ano com a presença de 128 veículos, de diferentes configurações e faixas de preço. 

Até o ano passado, a Toyota era a única empresa a fabricar veículos eletrificados no Brasil, em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP). Para 2023, Great Wall Motors e Caoa Chery já anunciaram que vão fabricar veículos elétricos e híbridos no país. 

Foto carro haval h6 azul em uma fábrica com vários equipamentos ao fundo
O Haval H6 da GWM terá versão exclusiva para o Brasil. Foto: Divulgação/Great Wall Motors.

A BYD, que tem uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP), é outra empresa que negocia para produzir veículos elétricos no país a partir deste ano. Há ainda outras montadoras que planejam iniciar a produção de veículos eletrificados no Brasil em 2024.

“Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão. E o mais importante: essa nova indústria gerará empregos de qualidade para os brasileiros e investirá em pesquisa e inovação”, diz Adalberto Maluf.

Ler o Anterior

Piloto e youtuber Ken Block morre em acidente na neve aos 55

Ler o Próximo

Nova geração de carros promete revolucionar Fórmula E 

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular