Canal VE

18 de maio de 2024

Vendas de veículos eletrificados no Brasil batem recorde em 2022

O mercado de veículos eletrificados no Brasil bateu recorde em 2022. De acordo com levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas do ano passado atingiram a marca de 49.245 unidades, um acréscimo de 41% em relação a 2021, quando 34.990 unidades foram emplacadas.

Agora, a frota brasileira de veículos eletrificados, formada por automóveis e comerciais leves totalmente elétricos (BEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV), tem 126.504 unidades.

Em dezembro de 2022, a ABVE registrou o segundo melhor mês da série histórica — iniciada em 2012 —, com 5.587 emplacamentos, perdendo apenas para setembro de 2022 (6.391 emplacamentos).

Os carros híbridos (HEV), com motorização flex, mantiveram a liderança do mercado nacional, com 30.439 unidades comercializadas em 2022, ou 62% da frota. Os veículos híbridos plug-in fecharam o ano com vendas de 10.348 unidades, ou 21% do total de eletrificados.

Já os automóveis e comerciais leves totalmente elétricos tiveram 8.460 unidades emplacadas no acumulado do ano, o que equivale a 17% do total de eletrificados no Brasil em 2022. Só em dezembro foram 898 BEV vendidos. 

Gráfico mostra evolução do mercado de veículos elétricos no Brasil em números

Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os resultados do ano mostram o potencial do mercado de veículos de baixa emissão no Brasil.

“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículos convencionais”, afirma Maluf.

“Agora, é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão, em sintonia com as metas de descarbonização e avanço da industrialização anunciadas pelo novo governo”, acrescentou.

Variedade de modelos

O bom desempenho nas vendas mostra que o mercado está cada vez mais aberto aos veículos eletrificados no Brasil. Se até o mês de maio de 2022 eram 70 modelos disponíveis aos consumidores, o país fechou o ano com a presença de 128 veículos, de diferentes configurações e faixas de preço. 

Até o ano passado, a Toyota era a única empresa a fabricar veículos eletrificados no Brasil, em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP). Para 2023, Great Wall Motors e Caoa Chery já anunciaram que vão fabricar veículos elétricos e híbridos no país. 

Foto carro haval h6 azul em uma fábrica com vários equipamentos ao fundo
O Haval H6 da GWM terá versão exclusiva para o Brasil. Foto: Divulgação/Great Wall Motors.

A BYD, que tem uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP), é outra empresa que negocia para produzir veículos elétricos no país a partir deste ano. Há ainda outras montadoras que planejam iniciar a produção de veículos eletrificados no Brasil em 2024.

“Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão. E o mais importante: essa nova indústria gerará empregos de qualidade para os brasileiros e investirá em pesquisa e inovação”, diz Adalberto Maluf.

Ler o Anterior

Piloto e youtuber Ken Block morre em acidente na neve aos 55

Ler o Próximo

Nova geração de carros promete revolucionar Fórmula E 

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular