O mercado de veículos eletrificados no Brasil bateu recorde em 2022. De acordo com levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas do ano passado atingiram a marca de 49.245 unidades, um acréscimo de 41% em relação a 2021, quando 34.990 unidades foram emplacadas.
Agora, a frota brasileira de veículos eletrificados, formada por automóveis e comerciais leves totalmente elétricos (BEV), híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV), tem 126.504 unidades.
Em dezembro de 2022, a ABVE registrou o segundo melhor mês da série histórica — iniciada em 2012 —, com 5.587 emplacamentos, perdendo apenas para setembro de 2022 (6.391 emplacamentos).
Os carros híbridos (HEV), com motorização flex, mantiveram a liderança do mercado nacional, com 30.439 unidades comercializadas em 2022, ou 62% da frota. Os veículos híbridos plug-in fecharam o ano com vendas de 10.348 unidades, ou 21% do total de eletrificados.
Já os automóveis e comerciais leves totalmente elétricos tiveram 8.460 unidades emplacadas no acumulado do ano, o que equivale a 17% do total de eletrificados no Brasil em 2022. Só em dezembro foram 898 BEV vendidos.
Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os resultados do ano mostram o potencial do mercado de veículos de baixa emissão no Brasil.
“Vemos um crescimento constante e robusto das vendas de veículos elétricos e híbridos pelo quinto ano seguido, apesar de o Brasil ainda não ter um plano nacional de estímulos ao setor. O consumidor já percebe o elétrico como uma opção viável aos veículos convencionais”, afirma Maluf.
“Agora, é preciso dar os incentivos adequados e acelerar rumo às tecnologias de baixa emissão, em sintonia com as metas de descarbonização e avanço da industrialização anunciadas pelo novo governo”, acrescentou.
Variedade de modelos
O bom desempenho nas vendas mostra que o mercado está cada vez mais aberto aos veículos eletrificados no Brasil. Se até o mês de maio de 2022 eram 70 modelos disponíveis aos consumidores, o país fechou o ano com a presença de 128 veículos, de diferentes configurações e faixas de preço.
Até o ano passado, a Toyota era a única empresa a fabricar veículos eletrificados no Brasil, em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP). Para 2023, Great Wall Motors e Caoa Chery já anunciaram que vão fabricar veículos elétricos e híbridos no país.
A BYD, que tem uma fábrica de ônibus elétricos em Campinas (SP), é outra empresa que negocia para produzir veículos elétricos no país a partir deste ano. Há ainda outras montadoras que planejam iniciar a produção de veículos eletrificados no Brasil em 2024.
“Temos a grande oportunidade de construir um novo parque industrial para veículos elétricos e híbridos no Brasil, incorporando as tecnologias mais modernas do mundo à tradicional competência brasileira em etanol e combustíveis de baixa emissão. E o mais importante: essa nova indústria gerará empregos de qualidade para os brasileiros e investirá em pesquisa e inovação”, diz Adalberto Maluf.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.