Os veículos disponíveis para aluguel são: Fever Rap FR150 Frigo, Fever Rap FR250 (foto) e o Fever Rap FR110. Foto: Divulgação/Fever
A Fever Mobilidade anunciou uma nova marca para o aluguel de veículos elétricos, a Fever Fleet. Esse novo braço da Fever tem como foco o mercado de triciclos elétricos para o transporte de cargas na última milha.
Ao todo são três veículos disponíveis para aluguel: Fever Rap FR150 Frigo, Fever Rap FR250 e o Fever Rap FR110. Os veículos estão disponíveis em toda a rede de concessionárias da Fever no Brasil.
“Com o lançamento da Fever Fleet, os consumidores contam com duas alternativas para fazer negócios: os veículos elétricos podem ser comprados pelo método tradicional, com pagamento à vista ou financiado, ou alugado por meio de planos de 24, 36 e 48 meses. Toda a negociação pode ser feita e concluída em qualquer uma das concessionárias da marca no país, para compra ou aluguel, e os veículos contam com telemetria e outras novidades tecnológicas”, comenta Nelson Füchter Filho, CEO da Fever Mobilidade.
Os contratos de locação podem ser fechados em 24, 36 ou 48 meses, e podem ser contratados em concessionárias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas, Ceará, Pará, Santa Catarina e Minas Gerais.
“Este mercado está crescendo e deve ter um boom nos próximos anos. Isso causará uma aceleração no mercado logístico, que pode contar com capital estrangeiro para financiar os produtos da empresa. Nesse contexto, a locação surge como uma inovação para utilizar o ativo que a empresa necessita, sem precisar contar com o dinheiro para a compra do veículo ou se prender a financiamentos longos com juros altos”, completa o CEO.
Características dos produtos
Um dos modelos disponíveis é o Fever Rap FR150 Frigo. O triciclo conta com um baú de refrigeração com capacidade de transportar até 150 kg em uma temperatura de -18°C. Além disso, o modelo possui uma bateria com 7 kWh de capacidade, garantindo ao FR150 Frigo uma autonomia de até 75 km. Esse veículo pode ser alugado por R$ 3.590, para contrato de 24 meses, e R$ 3.190 para 36 meses.
O modelo com mais potência entre os triciclos é o Fever Rap FR250. Essa versão tem a maior capacidade de carga (250 kg/1.600 litros). Além da possibilidade de transportar mais carga, o modelo conta com uma bateria de 7 kW, garantindo uma autonomia máxima de 110 quilômetros e pode ser recarregado em até 3,5 horas. O triciclo tem uma velocidade máxima de 45 km/h. O FR250 pode ser locado por R$ 3.050, para contratos de 24 meses, e R$ 2.690, para 36 meses.
Já o modelo mais simples disponível para locação é o Rap FR110, que é semelhante à uma motocicleta. O veículo pode transportar até 110 kg e é equipado com uma bateria de 4,86 kWh, o que permite uma autonomia de até 110 quilômetros, com tempo de recarga de até 3 horas. O FR110 possui uma velocidade máxima de 45 km/h. Para esse modelo, o valor deve ser consultado em uma concessionária da marca.
Comparação com modelo a combustão
Em seu site, a Fever traz uma comparação entre os modelos a combustão e seus triciclos elétricos. Segundo a empresa, o modelo FR250 pode rodar 1.000 km por apenas R$ 56,00, visto que faz 15,5 km a cada kW, com o custo da energia elétrica sendo R$ 0,85 por kW.
Esse modelo, em comparação com um carro a combustão, se mostra mais econômico, pois o veículo a gasolina roda os mesmos 1.000 km pelo valor de R$ 687,00, levando em conta um consumo de 8 km/l, com o litro da gasolina custando R$ 5,50.
Para o modelo refrigerado da Fever, o FR150 Frigo, a comparação também se mostra muito vantajosa para o modelo elétrico. O triciclo da Fever pode fazer 1.000 km pelo valor de R$ 84,00, sendo 10,19 km/kW e levando em conta o mesmo custo de energia para o cálculo anterior (R$ 0,85/kW).
Na comparação com o modelo a combustão, equipado com o sistema de refrigeração e com o mesmo valor base da gasolina, o cálculo é de R$ 916,00 para cada 1.000 km rodados, sendo uma eficiência de 6 km por litro de gasolina.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
One Comment
Quilowatt (kW) é diferente de quilowatt-hora (kWh). E está tudo misturado no texto.
Favor estudar as diferenças e corrigir o texto, se possível.