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8 de dezembro de 2024

União Europeia aprova lei que vai aumentar a estrutura de recarga

Carros elétricos sendo recarregados em pontos de recarga na Europa

Essa aprovação marca a etapa final de um processo legislativo iniciado em julho de 2021. Foto: Divulgação/Freepik

A Comissão Europeia anunciou a aprovação final do Alternative Fuels Infrastructure Regulation (ou Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos), uma lei que regula o número mínimo de carregadores rápidos que as principais estradas europeias devem ter. Isso marca a etapa final de um processo legislativo iniciado em julho de 2021.

Pelo fato de alguns países na Europa possuírem baixa infraestrutura de recarga rápida, essa lei entra em vigor para alinhar novos objetivos para o continente europeu e popularizar e facilitar ainda mais o uso do carro elétrico no segundo maior mercado de VEs do mundo

De acordo com este novo regulamento, até 2026 será necessário instalar estações de carregamento rápido para veículos leves e pesados a cada 60 km, ao longo dos principais corredores de transporte da União Europeia (as estradas que compõem a Rede Transeuropeia de Transportes).

Essa lei entra em vigor para acelerar o Pacto Verde Europeu, em busca da redução das emissões de gases. Para isso, a União Europeia vai instalar nos próximos anos mais estações de carregamento e abastecimento de combustíveis alternativos. Além do benefício para os usuários particulares, o propósito é abrir caminho para a descarbonização no setor de transporte rodoviário e, assim, facilitar a adoção de caminhões elétricos.

Estacionamento na Europa exclusivo para carros elétricos com carregador
Nas rodovias, até 2026 será necessário instalar estações de carregamento rápido para veículos leves e pesados a cada 60 km. Foto: Divulgação/Freepik

Medidas para atender toda a população

Entre os diversos benefícios que essa lei irá prover ao motorista de carro elétrico na Europa, estão: infraestrutura para veículos leves, para veículos pesados e até infraestrutura de recarga para veículos movidos a células de hidrogênio.

Com relação à estrutura de recarga para veículos leves, a partir de 2025, será necessário instalar estações de carregamento rápido de pelo menos 150 kW de potência a cada 60 quilômetros ao longo da Rede Transeuropeia de Transporte.

Já pensando em veículos pesados, a ideia é que carregadores com potência mínima de 350 kW deva ser instalados a cada 60 quilômetros ao longo da rede principal da Rede Transeuropeia de Transportes, e a cada 100 quilômetros na rede abrangente do núcleo europeu de rodovias a partir de 2025, com cobertura total da rede até 2030. Além disso, estações de carregamento devem ser instaladas em áreas de estacionamento seguras para a recarga ser feita durante a noite.

A partir de 2030, deverá ser implementada uma infraestrutura de abastecimento para veículos movidos a hidrogênio, para poder atender carros e caminhões com pontos de abastecimento em todas as vias urbanas, e a cada 200 quilômetros ao longo da rede principal de rodovias do continente.

Ponto de recarga em ruas europeias
Além da estrutura para veículos leves, a lei garante recarga rápida para veículos pesados e movidos a hidrogênio. Foto: Divulgação/Freepik

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