Canal VE

18 de maio de 2024

Anhanguera terá hub de recarga paga para veículos elétricos

Carro elétrico branco faz recarga em eletroposto da Go Electric

Eletroposto da Go Electric está localizado no Km 237 da Rodovia Anhanguera. Foto: Divulgação/Go Electric.

A Rodovia Anhanguera, um dos principais corredores rodoviários do Interior Paulista, terá um hub de estações de recarga ultrarrápida para veículos elétricos, com dez conectores, no km 237, sentido interior-capital, na altura de Santa Rita do Passa Quatro (SP). O serviço será pago, com cobrança via aplicativo com o preço do kWh estipulado em R$ 2,10

A obra é da Go Electric, empresa brasileira de soluções para eletromobilidade, que acerta os últimos detalhes para a inauguração, programada para o dia 5 de agosto de 2023.

O novo eletroposto tem investimentos de R$ 2 milhões, sendo um dos maiores hubs de recarga da América Latina.

De acordo com Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric, o hub terá três plataformas, com módulos fotovoltaicos no topo para geração de energia solar, e potência total de 524 kW.

“Estamos acompanhando o amadurecimento do mercado no país. Com o tempo, dado o ritmo acelerado de crescimento, as unidades de recargas gratuitas não darão conta da demanda, nem mesmo se manterão economicamente. Um cluster com 524 KW, um dos maiores do país, vem para ratificar a viabilidade da eletromobilidade”, diz Guastapaglia.

Imagem mostra instalação do eletroposto no local
Fase final de instalação do eletroposto da Go Electric, no Km 237 da Rodovia Anhanguera. Foto: Divulgação/Go Electric.

Conexão diversificada

O hub de recargas da Go Electric terá diferentes conexões, para atender o maior número de carros elétricos e híbridos do Brasil. 

Das pistolas, seis são de até 120 kW CCS2 DC (para modelos de veículos que utilizam o standard europeu), uma de até 120 kW GB/T DC (para os modelos de standard chinês, como os da JAC Motors), uma de até 120 kW CHAdeMO DC (standard japonês, como os da Nissan) e duas pistolas de 22 kW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos). 

Os equipamentos são importados com tecnologia Global, e a Go Electric é a responsável técnica no Brasil. Além da instalação das máquinas (hardware de recarga e projetos de infraestrutura), a empresa também atua na gestão do software, ou seja, além da comercialização do equipamento e de dimensionar a demanda, a empresa faz a implantação, gestão e manutenção do sistema. 

Ainda de acordo com a empresa, o sistema permite a conectividade com outros aplicativos. “O consumidor poderá pagar pelo seu consumo via aplicativo Go Electric ou qualquer outro que se conecte aos nossos equipamentos através do processo de Interoperabilidade da Plataforma de Gestão, ponto crucial para a comodidade de utilização do usuário. Em um futuro próximo, todas as estações de recargas de uso público devem ser interconectadas com diferentes aplicativos”, afirma Guastapaglia.

Eletroposto tem três plataformas com dez pontos de recarga
JAC E-JS1 recebe recarga rápida em eletroposto em fase final de implantação. Foto: Geraldo Barbosa/Arquivo pessoal.

Experiência agrada

Antes mesmo da inauguração oficial, alguns usuários já tiveram a chance de experimentar a estação. Para o advogado Geraldo Barbosa, proprietário de um JAC E-JS1, a viagem entre São Paulo e Franca (SP) ficará mais fácil. Morador da capital paulista, Barbosa viaja com frequência para o interior, e sempre teve de esperar de três a quatro horas para carregar seu carro, em carga lenta. Agora, a viagem será mais rápida.

“A carga rápida DC [corrente contínua] somente chegou agora para os donos de carros da JAC. O sistema de tomada é GB/T, e a infraestrutura [até então] somente disponibilizava o CCS e CHAdeMO, então várias vezes eu presenciei a recarga rápida de outros carros, enquanto carregava o meu no plugue tipo 2 AC [corrente alternada]. Agora experimentei carregar em DC e foi muito mais rápido. Reduziu a minha espera em três horas”, falou.

“Quando disponibilizarem mais algum carregador no trecho, eu poderia reduzir mais uma hora no trajeto, pois se eu andar com meu carro no melhor desempenho e ar-condicionado, não terei autonomia para chegar até Santa Rita. Estou torcendo para que ampliem essa iniciativa aqui e nas demais rodovias”, completou.

Projeção gráfica de eletroposto com três plataformas para recarga
Projeção gráfica dá detalhes do projeto a ser inaugurado em 5 de agosto de 2023. Foto: Divulgação/Go Electric.

Ler o Anterior

União Europeia aprova lei que vai aumentar a estrutura de recarga

Ler o Próximo

Stellantis mostra nova tecnologia híbrida para o mercado nacional

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular