Audi só venderá carros elétricos a partir de 2035. Foto: Divulgação/Audi.
A revolução energética no mundo automobilístico já foi iniciada, e as marcas estão correndo na direção da sustentabilidade para não ficar para trás.
Cada vez mais as montadoras demonstram preocupação em oferecer opções elétricas e híbridas. Mas com tantas opções no mercado, como mapear as marcas que vendem carros elétricos?
Ainda bem que você não vai ter nenhum trabalho, porque o CANAL VE fez um raio-X completo das marcas de veículos elétricos no Brasil para tirar suas principais dúvidas. Confira:
Quantas marcas vendem carros elétricos no Brasil?
Atualmente, 38 marcas vendem algum modelo de carro elétrico ou híbrido no Brasil. Abaixo você confere a lista com todas os nomes das empresas:
- Audi
- Bentley
- BMW
- BYD
- Caoa Chery
- Chevrolet
- Chrysler
- Citröen
- Dongfeng
- Ferrari
- Fiat
- Ford
- GMC
- Great Wall Motors
- Honda
- Hitech
- Hyundai
- Jac
- Jaguar
- Jeep
- Keyton
- Kia
- Land Rover
- Lexus
- Lincoln
- Maserati
- Mercedes-Benz
- Mini
- Nissan
- Peugeot
- Porsche
- Renault
- Smart
- Sokon
- Subaru
- Tesla
- Toyota
- Volvo
Agora, se você quer saber o nome de todos os 114 modelos disponíveis, é só acessar a nossa matéria aqui.
Quais marcas vendem os carros elétricos mais baratos?
Renault, Caoa Chery e Jac Motors são as marcas com os carros elétricos mais baratos no Brasil.
A Renault lidera a corrida com o Kwid E-Tech, vendido por R$ 146.990,00 no site oficial da montadora (em dezembro de 2022). Mas é por pouco que a Caoa Chery não assume o primeiro lugar com seu iCar, que é oferecido por R$ 149.990,00. Já o terceiro lugar fica com a JAC Motors e seu JAC e-JS1, com preço a partir de R$ 159.900,00.
Quais marcas vendem os carros elétricos mais eficientes?
Renault em primeiro lugar, seguida pela Fiat e em terceiro lugar a BMW. Essas são as marcas que vendem os três elétricos mais eficientes do Brasil, ou seja, os carros com os menores índices de MJ/km segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Veja abaixo os carros mais eficientes de 2022 no Brasil:
- Renault Kwid E-tech: 0,44 MJ/km
- Fiat 500e: 0,46 MJ/km
- BMW i3: 0,47 MJ/km
Quais marcas já prometeram eletrificar toda sua frota?
- Renault
A Renault anunciou em 2021 que não vai mais desenvolver motores a combustão para focar na produção de elétricos e híbridos. A medida está dentro da nova estratégia de vendas nomeada como “Nouvelle Vague”, que visa, entre outras coisas, tornar-se a empresa mais verde de toda a Europa até 2025, lançando 14 novos modelos em versão elétrica ou híbrida.
- General Motors
“Everybody In” é o nome da estratégia que a GM adotou para se descarbonizar. Até 2025, a empresa pretende investir US$ 27 bilhões para a fabricação de 30 novos elétricos.
- Nissan
O fim dos carros a combustão da Nissan na Europa está marcado para 2031. Além disso, a montadora japonesa anunciou que pretende parar de produzir motores movidos a combustíveis fósseis em todos os seus mercados, exceto pelo norte-americano, pela alta demanda.
- Volvo
A Volvo talvez seja uma das grandes marcas com a posição mais decidida sobre eletrificação. Até 2030 todo o seu portfólio será elétrico, tornando-se em 2040 uma empresa completamente livre de emissão de carbono.
Dentro das estratégias da marca sueca está o lançamento de pelo menos um carro elétrico por ano.
- Volkswagen
A Volkswagen anunciou o seu plano de eletrificação nomeado como Accelerate. O objetivo é aumentar sua participação nas vendas de carros elétricos para 70% na Europa, 50% na China e 50% nos Estados Unidos até 2025.
Para isso, foram investidos 16 bilhões de euros no desenvolvimento de novas tecnologias de mobilidade elétrica, aproximadamente R$ 87 bilhões na cotação atual.
- Honda
A Honda caminha a passos lentos rumo à eletrificação. O plano é que até 2040 seu porfólio seja somente de VEs, e só em 2050 a marca atinja a neutralidade de carbono.
Até 2030, a marca japonesa prometeu lançar 30 modelos de eletrificados, produzindo 2 milhões de unidades por ano. Nos próximos 10 anos, os investimentos na área de carros elétricos devem atingir o equivalente a R$ 190 bilhões.
- Audi
A Audi já avisou que a partir de 2035 só vai vender carros puramente elétricos. A informação foi confirmada pela revista alemã WirtschaftsWoche. De acordo com Markus Duesmann, o CEO da empresa, “a proteção do meio ambiente e o sucesso econômico andam bem juntos”.
- Ford
Mais uma gigante que tem planos de se eletrificar a frota. A Ford planeja que até 2030, 40% dos carros vendidos ao redor do mundo não precisem de combustível.
Mas especificamente na Europa, a meta é mais rígida: 100% dos modelos comercializados no continente serão eletrificados.
- JAC Motors
Embora não tenha anunciado nenhuma data para o fim da produção de carros a combustão ao redor do mundo, a JAC Motors anunciou que vai vender apenas automóveis elétricos no Brasil.
A decisão foi tomada em novembro de 2022 e a empresa não vai repor os estoques de carros movidos a combustíveis fósseis nas concessionárias.
- BYD
A BYD já veio para o Brasil com sua frota totalmente eletrificada. Desde que estreou em Campinas, a empresa chinesa já produzia ônibus 100% elétricos. Agora a marca vende também 4 modelos de carros a bateria para o público geral; TAN EV, HAN EV, Yuan Plus EV o Song Plus, que já está em revenda.
Agora, a empresa quer expandir sua marca no país de também produzir veículos elétricos na Bahia.
Existem marcas brasileiras de carros elétricos?
Sim, a Mileto é uma delas. A Autotech brasileira tem fábrica instalada em Porto Real (RJ) e possui o ousado plano de vender o carro elétrico mais barato do Brasil, a partir de R$ 99.990.
Atualmente ela comercializa motos eletrificadas e um utilitário de caçamba, mas apenas para empresas. Entretanto, o plano é que em 2023 o público seja apresentado aos dois hatches elétricos, o Primis e o Duo, que prometem ser lançados como os mais baratos do mercado. Será?
Errata: Diferentemente do que foi publicado originalmente, o número total de marcas com veículos elétricos a venda no Brasil é 38. O texto foi atualizado em 02/12/2022.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.