Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Startup gaúcha lança van elétrica com projeto totalmente nacional

Van preta elétrica na frente de uma parede branca com um céu azul

A Arrow One é um projeto nacional de uma empresa gaúcha. Foto: Divulgação/Arrow Mobility.

O Brasil possui um grande potencial para se desenvolver no setor da mobilidade elétrica. Um exemplo disso é a Arrow Mobility, uma startup de Caxias do Sul (RS), que desenvolveu a van elétrica Arrow One, uma solução para entregas de e-commerce 100% nacional.

Ela possui capacidade para 16,5 m³ de mercadoria com uma autonomia de 270 km e sua bateria pode ser totalmente carregada em menos de 3 horas, segundo a empresa.

Além disso, a van apresenta o sistema One Shot Loader, que possibilita guardar todas as mercadorias numa plataforma fora do veículo antes de acomodá-las no interior.

“Quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo é colocado inteiro dentro da van, que sai imediatamente para a entrega. Otimiza tempo e mão de obra”, explica Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing e sócio da Arrow Mobility.

Tecnologia e design

O Arrow One oferece ainda um aplicativo de inteligência artificial, capaz de analisar performance, rotas preferenciais de trânsito e tempo de viagem. Além disso, é possível atender e fazer ligações e enviar mensagens diretamente para os clientes avisando sobre possíveis atrasos na entrega.

Já o design da carroceria conta com formas geométricas e assinatura visual própria da Arrow, tanto na dianteira quanto na traseira. O minimalismo no interior auxilia na funcionalidade e agilidade de entregas, de acordo com a marca.

Outra preocupação da empresa é com a segurança. Para isso, o VE conta com um para-brisa amplo e posiciona o motorista mais à frente, aumentando seu campo de visão.

A Arrow Mobility não divulgou o preço do modelo, mas já adiantou que, mesmo sendo mais caro que outras opções a combustão, a economia supera o investimento inicial.

“Com todas as tecnologias da Arrow One, o ganho de produtividade é de cerca de 50%, com um custo energético 80% menor se comparado a um veículo tradicional. Para cada R$ 1,00 gasto com diesel, o veículo elétrico gasta apenas R$ 0,16″, complementa Balbinot.

As primeiras unidades serão entregues já no primeiro semestre de 2023.

Ler o Anterior

Marcas de carros elétricos no Brasil: entenda tudo sobre elas

Ler o Próximo

Maior veículo elétrico do mundo? Conheça protótipo da Caterpillar

One Comment

  • Tendo trabalhado com diversas empresas do cluster automotivo de Caxias, sei como e dificil inovar ai. O contexto Brasileiro, a aversao ao risco, sao fatores que inibem demais a inovacao e a disrupcao por ai. Competencia nunca faltou. Faltou coragem. E isto voces tiveram de sobra. Vai ser um sucesso. Parabens!

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular