O clássico e o atual: Id. Buzz é a Kombi elétrica da Volkswagen. Foto: Divulgação/VW
O automóvel é uma paixão mundial, isso é inegável. Mas além disso, a indústria representa parte importante da economia de diversos países. Muito por conta disso, alguns veículos passaram a ganhar o rótulo de clássicos.
Para um automóvel ser chamado de clássico, depende de uma série de fatores, que podem ir desde o seu número de vendas até sua utilização em filmes de sucesso, por exemplo.
Porém, apesar de serem modelos “queridinhos” das marcas e do setor automotivo, alguns deles acabam tendo suas produções descontinuadas pelas montadoras ou sofrendo modificações para se adaptar a novos mercados.
Pensando nesses modelos, que foram relançados ou repaginados para se tornar elétrico, o Canal VE separou uma lista com cinco carros clássicos que já estão no mercado ou estarão em breve, com motorização 100% elétrica.
ID.Buzz
A lista não poderia começar diferente, com um clássico que, mesmo descontinuado em 2013, fez e ainda faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, a Kombi.
Com sua montagem iniciada no Brasil em 1953, o modelo produzido pela Volkswagen só foi vendido em 1957, passando por modelos diferentes entre conversível e pick-up. A Kombi foi produzida, ininterruptamente, durante 56 anos.
Após 10 anos do encerramento da produção do modelo, a Volkswagen trouxe de volta para o Brasil um modelo 100% elétrico, inspirado na primeira Kombi lançada, a T1. O modelo desembarca no mercado nacional com uma bateria de 77 kWh, garantindo uma potência de 204 cv e uma autonomia de 420 quilômetros, no ciclo WLTP.
Em um primeiro momento, são apenas 70 unidades disponíveis por meio do serviço por assinatura Sign&Drive, por mensalidades a partir de R$ 12.990. O número de unidades faz alusão aos 70 anos da Volkswagen no Brasil.
Fiat 500e
Desenvolvido após o fim da segunda guerra mundial, como forma de transporte pequeno, barato e econômico, o Fiat 500 é um clássico que já teve diversos modelos e versões, que vão desde esportivas e minivans até collabs com grandes marcas e pessoas influentes no mundo, como Gucci, Armani e parceria com Andrea Bocelli.
Após todas essas mudanças e adaptações, a eletrificação não poderia deixar de passar pelo Fiat 500.
Desde 2021, o modelo comercializado pela Fiat no Brasil é o 500e, 100% elétrico. Essa versão possui um motor elétrico de 118 cv de potência, combinado com uma autonomia de até 227 quilômetros, de acordo com o Inmetro.
DMC Delorean
Quem não se lembra do veículo utilizado por Marty McFly e o cientista Dr. Brown para realizar viagens no tempo, no filme “De volta para o futuro”?
O Delorean DMC-12, lançado em 1981 e apresentou uma série de problemas em seu desenvolvimento e produção, chegando aos seus compradores devendo uma série de equipamentos prometidos, como airbag e computador de bordo, além de outras coisas.
Todos esses problemas levaram a empresa à falência no ano seguinte, com apenas 8.500 unidades do DMC-12 vendidas.
O carro só se transformou em uma raridade e um clássico dos automóveis por conta de sua participação no filme lançado em 1985.
Anos depois de falir, a Delorean ressurgiu em 2016. Com a promessa de reviver o clássico DMC-12, a empresa anunciou o Alpha 5, uma releitura do modelo antigo, agora eletrificado.
O veículo, que deve ter sua produção iniciada em 2024, possui uma bateria de 100 kWh que garante uma autonomia de até 483 quilômetros com carga completa. De acordo com o fabricante, o modelo pode chegar a uma velocidade de até 250 km/h.
Renault 5
Modelo produzido pela marca francesa entre os anos de 1972 e 1996, o Renault 5 marcou uma geração de veículos compactos e populares da época.
No ano passado o modelo completou 50 anos desde a sua primeira unidade fabricada, e contou com uma exposição em meio a todos os modelos e versões do Renault 5, incluindo a que está por vir.
A nova versão do Renault 5, repaginada e modernizada, será lançada em 2024. De acordo com a montadora, o veículo 100% elétrico terá duas versões, uma com 109 cv e outra com 136 cv de potência.
As duas versões também terão conjunto de baterias diferentes, sendo o mais básico com capacidade de 42 kWh, com 325 quilômetros de autonomia, e a versão mais completa, com 52 kWh e 400 km de autonomia no ciclo WLTP.
De acordo com a montadora, o veículo será “popular e essencial, mas com uma guinada moderna”.
Renault Twingo
Com seu retorno sendo anunciado recentemente pela montadora francesa, o Twingo foi anunciado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Paris, em outubro de 1992, ou seja, um modelo que já possui mais de 30 anos.
O modelo, na época do seu lançamento, foi considerado uma referência por suas características internas e externas, diferentes do padrão da indústria na década de 90.
Nos próximos anos, o Twingo deve ser mais uma vez parte de mudanças, e se tornar uma referência dentro da Renault. Recentemente, o modelo foi anunciado pela montadora como o futuro carro elétrico de entrada da marca, principalmente no mercado europeu, e deve fazer sua estreia em 2025.
As especificações técnicas sobre o modelo ainda não foram reveladas, apenas sobre a plataforma de produção, a OTA (over-the-air ou pelo ar, em tradução livre). Essa plataforma tem a capacidade de receber atualizações, não apenas para o sistema de entretenimento, mas também diversos parâmetros do modelo.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.