Produção de baterias de íons de lítio tem redução de custos. Foto: Divulgação/BMW.
O preço das baterias de íons de lítio caiu cerca de 14% ao longo deste ano e atingiu o seu menor valor em toda história: US$ 139 por kWh, segundo estudo divulgado pela BloombergNEF, na última semana de novembro de 2023.
A queda teria sido impulsionada pela redução dos preços das matérias-primas e de seus componentes, pelo fato da capacidade de produção ter aumentado em todas as partes da cadeia de valor e também pelo crescimento da procura ter ficado aquém das expectativas da indústria.
Em 2022, o preço das baterias de íons de lítio no mercado internacional era de US$ 161 por kWh. Segundo a pesquisa, desde 2013 o valor da tecnologia registra uma redução de mais de 80% (era US$ 780/kWh).
A empresa pontua ainda em seu estudo que o investimento contínuo em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) bem como melhorias nos processos de fabricação e expansão da capacidade em toda a cadeia de abastecimento ajudarão a melhorar a tecnologia das baterias e a reduzir ainda mais os custos das tecnologias durante a próxima década.
“A BloombergNEF espera que tecnologias de próxima geração, como ânodos metálicos de silício e lítio, eletrólitos de estado sólido, novo material catódico e novos processos de fabricação de células, desempenhem um papel importante para permitir novas reduções de preços”, conclui a pesquisa.
Vantagens para eletrificação da frota
Historicamente, as baterias representam a maior parte do custo de um veículo elétrico. Se a tendência de queda nos preços das baterias mantiver o ritmo, o esperado é que os veículos elétricos possam sofrer reduções ao longo dos anos.
Superando as previsões mais ambiciosas, especialistas sugerem que os preços das baterias devem cair abaixo de US$ 100/kWh antes do final desta década. Isso promete ser um bom prognóstico para o setor automotivo e para o cenário mais amplo de eletrificação de veículos, com o barateamento dos custos.
Os preços mais baixos dos veículos elétricos, juntamente com os recursos e o design aprimorados das baterias, devem estimular um aumento na adoção de veículos elétricos ao longo desta década globalmente.
Coordenador da Revista Canal Solar. Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.