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10 de maio de 2024

Baterias de íons de lítio estão mais baratas, diz BloombergNEF

Linha de montagem de baterias para carros elétricos

Produção de baterias de íons de lítio tem redução de custos. Foto: Divulgação/BMW.

O preço das baterias de íons de lítio caiu cerca de 14% ao longo deste ano e atingiu o seu menor valor em toda história: US$ 139 por kWh, segundo estudo divulgado pela BloombergNEF, na última semana de novembro de 2023. 

A queda teria sido impulsionada pela redução dos preços das matérias-primas e de seus componentes, pelo fato da capacidade de produção ter aumentado em todas as partes da cadeia de valor e também pelo crescimento da procura ter ficado aquém das expectativas da indústria.

Em 2022, o preço das baterias de íons de lítio no mercado internacional era de US$ 161 por kWh. Segundo a pesquisa, desde 2013 o valor da tecnologia registra uma redução de mais de 80% (era US$ 780/kWh). 

A empresa pontua ainda em seu estudo que o investimento contínuo em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) bem como melhorias nos processos de fabricação e expansão da capacidade em toda a cadeia de abastecimento ajudarão a melhorar a tecnologia das baterias e a reduzir ainda mais os custos das tecnologias durante a próxima década. 

“A BloombergNEF espera que tecnologias de próxima geração, como ânodos metálicos de silício e lítio, eletrólitos de estado sólido, novo material catódico e novos processos de fabricação de células, desempenhem um papel importante para permitir novas reduções de preços”, conclui a pesquisa. 

Linha de montagem de baterias para veículos elétricos
Módulos de baterias para veículos elétricos em produção. Foto: Divulgação/BMW.

Vantagens para eletrificação da frota

Historicamente, as baterias representam a maior parte do custo de um veículo elétrico. Se a tendência de queda nos preços das baterias mantiver o ritmo, o esperado é que os veículos elétricos possam sofrer reduções ao longo dos anos.

Superando as previsões mais ambiciosas, especialistas sugerem que os preços das baterias devem cair abaixo de US$ 100/kWh antes do final desta década. Isso promete ser um bom prognóstico para o setor automotivo e para o cenário mais amplo de eletrificação de veículos, com o barateamento dos custos.

Os preços mais baixos dos veículos elétricos, juntamente com os recursos e o design aprimorados das baterias, devem estimular um aumento na adoção de veículos elétricos ao longo desta década globalmente.

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