Canal VE

8 de dezembro de 2024

Conheça cinco carros clássicos que ressurgiram como elétricos

O clássico e o atual: Id. Buzz é a Kombi elétrica da Volkswagen

O clássico e o atual: Id. Buzz é a Kombi elétrica da Volkswagen. Foto: Divulgação/VW

O automóvel é uma paixão mundial, isso é inegável. Mas além disso, a indústria representa parte importante da economia de diversos países. Muito por conta disso, alguns veículos passaram a ganhar o rótulo de clássicos. 

Para um automóvel ser chamado de clássico, depende de uma série de fatores, que podem ir desde o seu número de vendas até sua utilização em filmes de sucesso, por exemplo.

Porém, apesar de serem modelos “queridinhos” das marcas e do setor automotivo, alguns deles acabam tendo suas produções descontinuadas pelas montadoras ou sofrendo modificações para se adaptar a novos mercados.

Pensando nesses modelos, que foram relançados ou repaginados para se tornar elétrico, o Canal VE separou uma lista com cinco carros clássicos que já estão no mercado ou estarão em breve, com motorização 100% elétrica.

ID.Buzz

O clássico e o atual: Id. Buzz é a Kombi elétrica da Volkswagen
O clássico e o atual: ID. Buzz, a nova Kombi elétrica, ao lado da versão clássica desse modelo. Foto: Divulgação/VW

A lista não poderia começar diferente, com um clássico que, mesmo descontinuado em 2013, fez e ainda faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, a Kombi.

Com sua montagem iniciada no Brasil em 1953, o modelo produzido pela Volkswagen só foi vendido em 1957, passando por modelos diferentes entre conversível e pick-up. A Kombi foi produzida, ininterruptamente, durante 56 anos.

Após 10 anos do encerramento da produção do modelo, a Volkswagen trouxe de volta para o Brasil um modelo 100% elétrico, inspirado na primeira Kombi lançada, a T1. O modelo desembarca no mercado nacional com uma bateria de 77 kWh, garantindo uma potência de 204 cv e uma autonomia de 420 quilômetros, no ciclo WLTP.

Em um primeiro momento, são apenas 70 unidades disponíveis por meio do serviço por assinatura Sign&Drive, por mensalidades a partir de R$ 12.990. O número de unidades faz alusão aos 70 anos da Volkswagen no Brasil.

Modelo elétrico da Kombi passeando pelo Rio de Janeiro
O ID.Buzz já está disponível no Brasil através do serviço por assinatura da Volkswagen. Foto: Divulgação/VW

Fiat 500e

O clássico e o atual: Fiat 500 clássico ao fundo e, no primeiro plano, o Fiat 500e, versão elétrica desse clássico.
O clássico e o atual: Fiat 500 clássico ao fundo e, no primeiro plano, o Fiat 500e, versão elétrica desse clássico. Foto: Divulgação/Fiat

Desenvolvido após o fim da segunda guerra mundial, como forma de transporte pequeno, barato e econômico, o Fiat 500 é um clássico que já teve diversos modelos e versões, que vão desde esportivas e minivans até collabs com grandes marcas e pessoas influentes no mundo, como Gucci, Armani e parceria com Andrea Bocelli.

Após todas essas mudanças e adaptações, a eletrificação não poderia deixar de passar pelo Fiat 500.

Desde 2021, o modelo comercializado pela Fiat no Brasil é o 500e, 100% elétrico. Essa versão possui um motor elétrico de 118 cv de potência, combinado com uma autonomia de até 227 quilômetros, de acordo com o Inmetro.

Fiat 500e: versão elétrica do clássico modelo da Fiat
O modelo elétrico desse clássico já é comercializado aqui no Brasil desde 2021. Foto: Divulgação/Fiat

DMC Delorean

Delorean DMC-12, o modelo utilizado no filme "De volta para o Futuro".
Delorean DMC-12, o modelo lançado em 1981, foi utilizado no filme “De volta para o Futuro”. Foto: Divulgação/DMC

Quem não se lembra do veículo utilizado por Marty McFly e o cientista Dr. Brown para realizar viagens no tempo, no filme “De volta para o futuro”?

O Delorean DMC-12, lançado em 1981 e apresentou uma série de problemas em seu desenvolvimento e produção, chegando aos seus compradores devendo uma série de equipamentos prometidos, como airbag e computador de bordo, além de outras coisas. 

Todos esses problemas levaram a empresa à falência no ano seguinte, com apenas 8.500 unidades do DMC-12 vendidas. 

O carro só se transformou em uma raridade e um clássico dos automóveis por conta de sua participação no filme lançado em 1985.

Anos depois de falir, a Delorean ressurgiu em 2016. Com a promessa de reviver o clássico DMC-12, a empresa anunciou o Alpha 5, uma releitura do modelo antigo, agora eletrificado.

O veículo, que deve ter sua produção iniciada em 2024, possui uma bateria de 100 kWh que garante uma autonomia de até 483 quilômetros com carga completa. De acordo com o fabricante, o modelo pode chegar a uma velocidade de até 250 km/h.

Após ressurgir em 2016, a Delorean anunciou a produção do clássico, agora chamado de Alpha 5, para 2024.
Após ressurgir em 2016, a Delorean anunciou a produção do clássico, agora chamado de Alpha 5, para 2024. Foto: Divulgação/DMC

Renault 5

O clássico Renault 5 da montadora francesa na versão mais antiga e com a mais nova.
O clássico Renault 5 da montadora francesa na versão mais antiga e com a mais nova. Foto: Divulgação/Renault

Modelo produzido pela marca francesa entre os anos de 1972 e 1996, o Renault 5 marcou uma geração de veículos compactos e populares da época.

No ano passado o modelo completou 50 anos desde a sua primeira unidade fabricada, e contou com uma exposição em meio a todos os modelos e versões do Renault 5, incluindo a que está por vir.

A nova versão do Renault 5, repaginada e modernizada, será lançada em 2024. De acordo com a montadora, o veículo 100% elétrico terá duas versões, uma com 109 cv e outra com 136 cv de potência. 

As duas versões também terão conjunto de baterias diferentes, sendo o mais básico com capacidade de 42 kWh, com 325 quilômetros de autonomia, e a versão mais completa, com 52 kWh e 400 km de autonomia no ciclo WLTP.

De acordo com a montadora, o veículo será “popular e essencial, mas com uma guinada moderna”.  

Passado e o futuro: Renault 5 clássico e o que deve sair em 2025
Passado e o futuro: Renault 5 clássico e o que deve sair em 2025. Foto: Divulgação/Renault

Renault Twingo

O clássico Twingo ressurgirá como o novo modelo elétrico popular da Renault, em 2024.
O clássico Twingo ressurgirá como o novo modelo elétrico popular da Renault, em 2024. Foto: Divulgação.

Com seu retorno sendo anunciado recentemente pela montadora francesa, o Twingo foi anunciado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Paris, em outubro de 1992, ou seja, um modelo que já possui mais de 30 anos.

O modelo, na época do seu lançamento, foi considerado uma referência por suas características internas e externas, diferentes do padrão da indústria na década de 90.

Nos próximos anos, o Twingo deve ser mais uma vez parte de mudanças, e se tornar uma referência dentro da Renault. Recentemente, o modelo foi anunciado pela montadora como o futuro carro elétrico de entrada da marca, principalmente no mercado europeu, e deve fazer sua estreia em 2025.

As especificações técnicas sobre o modelo ainda não foram reveladas, apenas sobre a plataforma de produção, a OTA (over-the-air ou pelo ar, em tradução livre). Essa plataforma tem a capacidade de receber atualizações, não apenas para o sistema de entretenimento, mas também diversos parâmetros do modelo.

Modelo 100% elétrico desse clássico segue algumas características de suas versões anteriores.
Modelo 100% elétrico desse clássico segue algumas características de suas versões anteriores. Foto: Divulgação/Renault

Ler o Anterior

Baterias de íons de lítio estão mais baratas, diz BloombergNEF

Ler o Próximo

Abravei promove encontro sobre eletromobilidade no interior de SP

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular