Canal VE

7 de setembro de 2024

Com restrições nos EUA, carros chineses avançam no Brasil

carros elétricos aguardam desembarque em porto

Desembarque de carros elétricos no Porto de Suape, em Pernambuco. Foto: Divulgação/Suape.

Os fabricantes chineses de veículos elétricos estão em ritmo acelerado para enviar a produção para Brasil e México, enquanto os EUA anunciam aumento de taxas de importações

e outras restrições comerciais. 

De acordo com o portal de notícias Nikkei Asia, o transporte de veículos elétricos e híbridos para a América Latina foi intensificado em março de 2024 e deverá se manter nesse ritmo até junho. A publicação ouviu fontes da indústria marítima da região, que confirmaram os planos dos fabricantes chineses de escoamento dos VEs para outros mercados.

“Os preços do transporte de contêineres para a rota China-Brasil aumentaram entre quatro e seis vezes desde o final de março de 2024. O contêiner custava cerca de US$ 1.500 (aproximadamente R$ 7,6 mil) no início deste ano e agora está bem acima de US$ 6.000 (R$ 30 mil)”, disse a fonte, citando a alta demanda das exportações.

 

Retomada de impostos de importação

Vale ressaltar que o Brasil retomou os impostos de importação para veículos elétricos em janeiro de 2024, após um período de isenção. Atualmente, os veículos 100% elétricos têm uma taxa de 10%, mas a alíquota sofrerá novo aumento em julho, quando passará a ser de 18%. Depois, continuará subindo gradativamente até atingir 35% em julho de 2026.

Algumas montadoras, como BYD e GWM, obtiveram créditos financeiros e mantiveram os preços praticados em 2023 para alguns modelos, sem o incremento das taxas de importação. Os chineses querem aproveitar o boom do mercado brasileiro, e prometem manter estratégias agressivas para conquistar fatias ainda maiores dos consumidores, mas o repasse dos impostos para os consumidores no segundo semestre, após a nova taxa do imposto de importação entrar em vigor, não está descartado.

As vendas de veículos elétricos e híbridos no Brasil alcançaram a marca de 51,2 mil unidades emplacadas no primeiro quadrimestre de 2024, um aumento de 162% sobre o mesmo período de 2023 (19,5 mil unidades). BYD e GWM lideram as vendas no segmento de veículos eletrificados, seguidas pela Toyota, que mantém uma estratégia de eletrificação no Brasil baseada em veículos híbridos flex.

 

México sob pressão

Em meio à crise entre EUA e China por veículos elétricos, o México sofre forte pressão da Casa Branca para manter distância das montadoras chinesas. 

Na terça-feira, o presidente norte-americano Joe Biden disse considerar penalidades adicionais se fabricantes chineses de veículos elétricos tentassem transferir a produção para o México para evitar as tarifas recém-anunciadas dos EUA. No mesmo dia, a BYD fez o lançamento global da picape Shark na Cidade do México, o primeiro lançamento de um veículo da marca fora da China.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, o governo mexicano não aumentou as tarifas sobre os veículos eléctricos chineses, mas deixou de fornecer incentivos como terrenos públicos de baixo custo ou reduções de impostos para a produção de veículos elétricos no país. 

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