Canal VE

18 de maio de 2024

Shark, a primeira picape da BYD, é lançada oficialmente no México

Visão frontal da picape BYD Shark destaca o grande logo da BYD na grade dianteira

BYD Shark é a primeira picape híbrida plug-in (PHEV) da marca chinesa. Foto: Divulgação/BYD.

A BYD Shark, primeira picape híbrida plug-in da greentech chinesa, foi apresentada oficialmente à imprensa mundial no México. Com 430 cv de potência e autonomia de até 840 km, pelo ciclo chinês NEDC, o veículo deve chegar ao Brasil no segundo semestre. O preço ainda não foi revelado.

Com 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, e 3.260 mm de entre-eixos, a BYD Shark possui um sistema de suspensão independente na dianteira e na traseira, com tração elétrica nas quatro rodas, com motor elétrico duplo, equilibrando agilidade de direção e conforto dos passageiros. 

A picape foi construída na nova plataforma DMO super híbrida Off-Road, uma inovação que, segundo a marca chinesa, combina o estilo mais robusto do off-road com recursos de segurança e conforto de um SUV. 

Visão lateral da BYD Shark, com carregador de veículos eletrificados atrás
BYD Shark tem autonomia estimada em 840 km, de acordo com ciclo chinês NEDC. Foto: Divulgação/BYD.

Desempenho e segurança

Em termos de potência, a BYD Shark apresenta trem de força traseiro, sistema híbrido elétrico EHS e um motor de alta potência de 1.5T, que atinge uma potência máxima de mais de 430 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos.

Ainda segundo a BYD, a tecnologia DMO também ajuda na economia de combustível. Comparada a outras picapes a combustível em sua classe, a BYD Shark tem uma redução de 40% no consumo de combustível, mesmo quando operando em níveis de bateria baixos, redefinindo a ideia de que picapes precisam consumir muito combustível.

Como um modelo híbrido plug-in (PHEV), a BYD Shark tem autonomia estimada em 840 km pelo ciclo NEDC, com alcance puramente elétrico de 100 km. Tem ainda capacidade para 835 kg de carga e 2,5 toneladas de reboque.

A nova picape da BYD ainda prioriza a segurança ao integrar a bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência por meio da tecnologia CTC (cell to chassis). Assim, a bateria funciona tanto como unidade de energia como parte estrutural do veículo, garantindo maior rigidez ao conjunto, e melhorando a estabilidade e a dirigibilidade em qualquer tipo de terreno.

Projeção mostra aplicação da tecnologia DMO
BYD Shark foi construída na nova plataforma DMO super híbrida Off-Road. Foto: Divulgação/BYD.

Robustez até no design

Mantendo a ideia da linha Ocean, a BYD Shark tem inspiração nos tubarões para, segundo a marca, mesclar tecnologia futurística com poder bruto. O veículo tem uma luz de LED que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um tubarão deixando o veículo com um aspecto de agressividade. As laterais possuem linhas fluídas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão.

No interior, o painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas oferecem facilidades para o motorista e os passageiros. 

Visão interna da BYD Shark
Cabine da BYD Shark tem comodidade para motorista e passageiros. Foto: Divulgação/BYD.

Por meio de comandos de voz, os usuários podem gerenciar facilmente os modos de condução, ajustar as configurações de ar condicionado, controlar a reprodução de música e executar diversas outras tarefas, aumentando de forma significativa o conforto ao dirigir.

A aplicação da funcionalidade de heads-up display garante a projeção de informações com informações importantes para a condução sem que o motorista precise olhar para o painel, melhorando a segurança na condução.

Além disso, o veículo incorpora uma câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus, permitindo ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road.

BYD Shark em paisagem montanhosa
BYD Shark foi desenvolvida para atuar em todos os tipos de terrenos. Foto: Divulgação/BYD.

Estreia no México

É a primeira vez que um carro fabricado pela BYD é lançado fora da China. A BYD Shark chega primeiro ao mercado mexicano e em breve estará disponível em outros países em vários continentes.

“Como líder global em tecnologias de nova energia, a BYD permanece comprometida em criar soluções inovadoras para usuários em todo o mundo. Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, a BYD Shark, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde”, disse Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas.

Detalhe da caçamba da BYD Shark vista de cima
BYD Shark tem capacidade para 835 kg de carga e 2,5 toneladas de reboque. Foto: Divulgação/BYD.

Ler o Anterior

Brasil entra em rota de expansão de VEs da Leapmotor e Stellantis

Ler o Próximo

Biden aumentará taxas nos EUA para veículos elétricos da China

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular