Em evento fechado, Gohobby apresentou o modelo 216-S, da EHang, além do início da pré-venda. Foto: Divulgação/Gohobby
Em evento realizado na Arena XP, em São Paulo, a empresa brasileira Gohobby, em parceria com a chinesa EHang, mostrou pela primeira vez ao público o seu “carro voador”. A apresentação contou com a presença do senador e primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes (PL-SP).
Além da primeira aparição, o evento serviu para anunciar o início da pré-venda do eVTOL EHang 216-S.
“O eVTOL revolucionará o mercado de transporte aéreo de passageiros e carga no Brasil. Desde o primeiro voo que fiz no final de 2010 com um drone, sabia que era questão de tempo até ter a oportunidade de voar com segurança dentro de um deles. O design de um eVTOL é muito semelhante ao dos drones, mas com uma redundância ainda maior nos sistemas críticos de voo e com sistemas e recursos integrados de segurança, herdados da aviação convencional, para garantir a segurança operacional”, diz Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.
Os veículos ainda não possuem previsão para ser entregues, mas, de acordo com o senador, é algo criado para resolver problemas de cidades como São Paulo.
“Para resolver problemas, você precisa de coisas práticas, você precisa de tecnologia, você precisa de conhecimento. Não adianta só falar, a gente precisa ter as soluções e muito menos narrativas, precisamos ter fatos, e nós temos aqui na nossa frente algo real, que eu espero que seja rapidamente certificado aqui no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que muito em breve esteja voando aqui nos céus de São Paulo e das outras cidades do país”, comentou Pontes.
Características do eVTOL EHang 216-S
O carro voador pode transportar até duas pessoas e uma bagagem de mão, com carga útil de até 220 kg. O modelo, que opera com 12 baterias independentes e 16 motores, tem um alcance, com carga máxima, de até 30 km. O EHang 216-S tem uma velocidade máxima de 130km/h.
O curioso desses veículos é a ausência de piloto dentro da aeronave. O eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, que permite ao piloto planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.
Além da praticidade, os custos operacionais são extremamente baixos, permitindo oferecer viagens aéreas de curta distância a preços competitivos em relação aos meios de transporte existentes.
“Carros voadores” no agronegócio
Desde o surgimento das aeronaves elétricas de aterrissagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês), ele já é bem visto no agro. A expectativa do setor é que o modelo facilite o transporte de pessoas nas zonas rurais, principalmente em rotas curtas, que hoje são percorridas de carro ou helicóptero.
O que ajuda a entrada dos “carros voadores” dentro do setor é o espaço para pouso e decolagem. De acordo com a EHang, seus modelos precisam de apenas 12 metros quadrados para realizar um pouso, enquanto helicópteros precisam de uma pista de pouso com o equivalente a 500 metros quadrados.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.