Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Com o agro de olho, carro voador é apresentado em São Paulo

Anuncio do eVTOL da chinesa EHang, em parceria com a Gohobby

Em evento fechado, Gohobby apresentou o modelo 216-S, da EHang, além do início da pré-venda. Foto: Divulgação/Gohobby

Em evento realizado na Arena XP, em São Paulo, a empresa brasileira Gohobby, em parceria com a chinesa EHang, mostrou pela primeira vez ao público o seu “carro voador”. A apresentação contou com a presença do senador e primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes (PL-SP).

Além da primeira aparição, o evento serviu para anunciar o início da pré-venda do eVTOL EHang 216-S.

“O eVTOL revolucionará o mercado de transporte aéreo de passageiros e carga no Brasil. Desde o primeiro voo que fiz no final de 2010 com um drone, sabia que era questão de tempo até ter a oportunidade de voar com segurança dentro de um deles. O design de um eVTOL é muito semelhante ao dos drones, mas com uma redundância ainda maior nos sistemas críticos de voo e com sistemas e recursos integrados de segurança, herdados da aviação convencional, para garantir a segurança operacional”, diz Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.

Os veículos ainda não possuem previsão para ser entregues, mas, de acordo com o senador, é algo criado para resolver problemas de cidades como São Paulo.

“Para resolver problemas, você precisa de coisas práticas, você precisa de tecnologia, você precisa de conhecimento. Não adianta só falar, a gente precisa ter as soluções e muito menos narrativas, precisamos ter fatos, e nós temos aqui na nossa frente algo real, que eu espero que seja rapidamente certificado aqui no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que muito em breve esteja voando aqui nos céus de São Paulo e das outras cidades do país”, comentou Pontes.

Astronauta brasileiro e Senador, Marcos Pontes (PL-SP), esteve presente na apresentação
Astronauta brasileiro e Senador, Marcos Pontes (PL-SP), esteve presente na apresentação. Foto: Divulgação/Gohobby

Características do eVTOL EHang 216-S

O carro voador pode transportar até duas pessoas e uma bagagem de mão, com carga útil de até 220 kg. O modelo, que opera com 12 baterias independentes e 16 motores, tem um alcance, com carga máxima, de até 30 km. O EHang 216-S tem uma velocidade máxima de 130km/h.

O curioso desses veículos é a ausência de piloto dentro da aeronave. O eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, que permite ao piloto planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.

Além da praticidade, os custos operacionais são extremamente baixos, permitindo oferecer viagens aéreas de curta distância a preços competitivos em relação aos meios de transporte existentes.

Modelo apresentado foi o eVTOL EHang 216-S
Modelo apresentado deve ser utilizado em grandes cidades e para o agro. Foto: Divulgação/Gohobby

“Carros voadores” no agronegócio

Desde o surgimento das aeronaves elétricas de aterrissagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês), ele já é bem visto no agro. A expectativa do setor é que o modelo facilite o transporte de pessoas nas zonas rurais, principalmente em rotas curtas, que hoje são percorridas de carro ou helicóptero.

O que ajuda a entrada dos “carros voadores” dentro do setor é o espaço para pouso e decolagem. De acordo com a EHang, seus modelos precisam de apenas 12 metros quadrados para realizar um pouso, enquanto helicópteros precisam de uma pista de pouso com o equivalente a 500 metros quadrados.

Ler o Anterior

Para CEO da Siemens, gerenciar rede é desafio para eletrificação

Ler o Próximo

BYD Energy passa a oferecer nova linha de carregadores para VEs

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular