Canal VE

25 de fevereiro de 2024

BYD Energy passa a oferecer nova linha de carregadores para VEs

BYD Dolphin recebe recarga em equipamento NET Serial Series, da BYD

Carregador Net Serial Series, de 210 kW, está instalado na unidade da BYD em Campinas. Foto: Divulgação/BYD.

A BYD Energy no Brasil confirmou o lançamento de uma nova linha de carregadores veiculares rápidos e ultra rápidos no país, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura de recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in.

A nova linha de produtos BYD conta com dois carregadores AC (corrente alternada), de 7 kWh e 22 kWh, e os modelos de corrente contínua (DC) de 60 kWh, 120 kWh e 150 kWh, além do Net Serial Series, de 210 kWh, este último um modelo inovador, de ultra tecnologia, atrelado a uma bateria.

“O carregador Net Serial Series conta com um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente dos carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada”, destaca Rodrigo Garcia, gerente de P&D da BYD Energy.

Imagem mostra o carregador Net Serial Series carregando carro elétrico
Unidade entrega até 210 kWh com um consumo que não ultrapassa 60 kWh. Foto: Divulgação/BYD.

Carregador com armazenamento de energia

O carregador tem uma capacidade de carregamento de 210 kWh, mas ele puxa somente 60 kWh da rede. Isso é possível porque, no momento em que não estiver sendo usado, ele armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, puxa parte da energia da rede e outra parte da bateria, como explica Renato Siqueira, gerente de projetos de soluções de carregamento da BYD. “Essa é uma grande solução para locais que você tem uma restrição grande de infraestrutura da concessionária”, diz.

“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esse recarregador chega para facilitar e solucionar definitivamente essa situação. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um carregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, completa Garcia.

Carregador BYD é branco, tem formato quadrado, com tela circular no meio
Carregador BYD em corrente alternada, indicado para uso residencial ou comercial. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Linha completa de carregadores

A BYD apresentou dois modelos de carregadores em corrente alternada (AC), de 7 kW ou de 22 kW de potência, para uso em ambientes residenciais ou comerciais. 

Com design sofisticado e compacto, os equipamentos permitem o monitoramento de status e controle do carregamento, além de acesso remoto. Conectado à rede, seu software mantém-se sempre atualizado. Conta com display HD de 14 cm de diâmetro e led com o status do carregamento.

Além desses, a empresa chinesa oferece produtos em corrente contínua (DC). As estações de recarga de 60 kW e 120 kW de potência têm design moderno e robusto, e são indicadas para ambientes públicos ou privados que exigem carregamento rápido. 

A tela de 15 polegadas touchscreen de alta resolução e leds que indicam status do carregamento. Pode ser personalizada para carregamento simultâneo com faixa de tensão de 150 – 1000V.São adequadas para veículos de passeio e pesados.

Já o carregador de 150 kW conta com um sistema de armazenamento de energia (ESS) integrado, utilizando bateria de lítio ferro-fosfato. Com o sistema de gerenciamento EMS, é possível otimizar a demanda de energia entre rede, baterias e veículos eletrificados. Segundo a BYD, seu design sofisticado é adequado para estacionamentos, centros comerciais e Hubs para uma experiência de mobilidade elétrica.

Carregador do tipo wallbox em totem está posicionado ao lado de BYD Seal
Nova linha de carregadores da BYD foi apresentada na unidade da empresa em Campinas (SP). Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Ler o Anterior

Com o agro de olho, carro voador é apresentado em São Paulo

Ler o Próximo

Grupo Equatorial Energia lança Rota Elétrica Mercosul no RS

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular