Quadro de proteção da NeoCharge oferece segurança para instalação. Foto: Divulgação/NeoCharge.
Ao adquirir um carro totalmente elétrico (BEV) ou um híbrido plug-in (PHEV), o motorista também precisa pensar na infraestrutura de carregamento para o veículo. Embora seja possível fazer recargas rápidas em eletropostos públicos e semipúblicos nas cidades, o mais recomendado é ter uma estação própria em casa, com corrente baixa, para recarga lenta. A medida visa prolongar a vida útil das baterias.
Mas, para fazer o carregamento em casa, com segurança, é preciso verificar a qualidade das instalações elétricas e seguir as regras da norma ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de VEs (veículos elétricos), elaborado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003).
“É essencial que todas as instalações de carregadores de veículos elétricos tenham o quadro de proteção exigido por norma da ABNT, para salvaguardar o patrimônio e preservar a vida humana”, afirma Diogo Seixas, CEO da NeoCharge, empresa especializada em soluções de recarga para veículos elétricos no Brasil.
A empresa conta agora em seu portfólio com quadros de proteção que garantem segurança contra choques, curtos-circuitos, fugas de corrente e surtos de tensão. Os novos produtos promovem a integridade da instalação elétrica local, protegem o próprio carregador e veículo elétrico, e preservam a vida humana.
Os dispositivos de proteção NeoCharge estão disponíveis em 4 modelos: NCP-A20 (7kW – Tipo A); NCP-B20 (7kW – Tipo B); NCP-A30 (22kW – Tipo A); e NCP-B30 (22kW – Tipo B). Todos eles são montados em quadro IP65, que pode ser instalado em áreas externas, já que tem material de proteção contra raios solares, poeira e jatos d’água, além de alta resistência contra impactos externos.
Qualidade do material
O quadro de proteção NeoCharge atende às novas normas ABNT referentes à instalação de carregadores de veículos elétricos, contando com componentes como o DR, que detecta correntes de fuga com componentes de corrente contínua. Além disso, o produto já vem montado (requerendo apenas conexões com cabos) e se destaca pela facilidade na instalação.
Outro diferencial da caixa de proteção é o uso de materiais de alta qualidade e resistência, podendo ser utilizados na montagem de sistemas que utilizam carregadores dos modelos Wallbox, Parking, Portáteis e outros.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.