Canal VE

17 de maio de 2024

Sony e Honda mostram protótipo de carro elétrico na CES 2023

Imagem mostra visão geral do protótipo da Afeela, um sedã cinza com luzes de led na frente

Afeela é a joint-venture formada pela parceria entre Sony e Honda. Foto: Divulgação/Afeela.

A Sony é mais uma empresa de tecnologia a entrar no universo dos carros elétricos. Em parceria com a Honda, a companhia formou uma joint-venture para criar uma nova marca de carros elétricos, a Afeela

O conceito foi apresentado em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia e equipamentos eletrônicos dos Estados Unidos.

No ano passado, as duas empresas já tinham demonstrado interesse em um trabalho de cooperação, mas dessa vez já apresentaram na feira um protótipo de um veículo elétrico inteligente, que pode chegar ao mercado em 2026. O veículo deve ser produzido na fábrica da Honda nos Estados Unidos.

O protótipo é um sedã com direção autônoma. Isso significa que o veículo será capaz de se locomover sem a presença de um motorista em algumas situações. A inteligência artificial fará o trabalho, graças a sensores de segurança internos e externos, e auxílio de 45 câmeras. 

Na apresentação em Las Vegas, os executivos da joint-venture informaram que o carro deve ser equipado com recursos de integração de mídia externas, o que permitirá interagir com outros usuários da via e compartilhar informações.

Homem de cabelos grisalhos apresenta protótipo de carro com Logo da Afeela na parede
Protótipo da Afeela é apresentado em Las Vegas (EUA). Foto: Divulgação/Afeela.

“No coração desta experiência de mobilidade está a palavra ‘sentir’ (feel em inglês)”, disse Yasuhide Mizuno, CEO da Afeela, citando que os veículos da nova marca terão um foco em interagir com os passageiros e suas sensações.

Ganha-ganha

Como apenas um protótipo foi apresentado, ainda não há informações detalhadas sobre as configurações do veículo, nem seu desempenho. Mas a relação entre Sony e Honda promete ser proveitosa para ambas.

A Sony seguirá os planos de outras empresas de tecnologia, como Xiaomi, Huawei, Apple e Google, para desenvolver soluções e tecnologias de mobilidade, que podem não ficar restritas apenas à Afeela, e sim fornecer essas tecnologias a outras montadoras.

Para a Honda, é uma forma de recuperar, de certa maneira, o tempo perdido no desenvolvimento de carros elétricos, já que a empresa japonesa ficou para trás em relação às concorrentes diretas no segmento globalmente.

Visão da cabine do carro com volante moderno
Conceito da cabine, com possibilidade de direção autônoma. Foto: Divulgação/Afeela.

Ler o Anterior

Audi anuncia plano de eletrificar toda a sua frota a partir de 2026

Ler o Próximo

Quadro de proteção garante mais segurança a carregador de VEs

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular