Canal VE

18 de maio de 2024

Quadro de proteção garante mais segurança a carregador de VEs

Quadro de proteção é uma caixa branca com disjuntores dentro e está instalada em uma parede

Quadro de proteção da NeoCharge oferece segurança para instalação. Foto: Divulgação/NeoCharge.

Ao adquirir um carro totalmente elétrico (BEV) ou um híbrido plug-in (PHEV), o motorista também precisa pensar na infraestrutura de carregamento para o veículo. Embora seja possível fazer recargas rápidas em eletropostos públicos e semipúblicos nas cidades, o mais recomendado é ter uma estação própria em casa, com corrente baixa, para recarga lenta. A medida visa prolongar a vida útil das baterias.

Mas, para fazer o carregamento em casa, com segurança, é preciso verificar a qualidade das instalações elétricas e seguir as regras da norma ABNT NBR 17019:2022 – Instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos para instalações em locais especiais – Alimentação de VEs (veículos elétricos), elaborado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003).

“É essencial que todas as instalações de carregadores de veículos elétricos tenham o quadro de proteção exigido por norma da ABNT, para salvaguardar o patrimônio e preservar a vida humana”, afirma Diogo Seixas, CEO da NeoCharge, empresa especializada em soluções de recarga para veículos elétricos no Brasil.

Diogo Seixas posa à frente de linha de carregadores
Diogo Seixas, CEO da NeoCharge. Foto: Rubens Morelli

A empresa conta agora em seu portfólio com quadros de proteção que garantem segurança contra choques, curtos-circuitos, fugas de corrente e surtos de tensão. Os novos produtos promovem a integridade da instalação elétrica local, protegem o próprio carregador e veículo elétrico, e preservam a vida humana.

Os dispositivos de proteção NeoCharge estão disponíveis em 4 modelos: NCP-A20 (7kW – Tipo A); NCP-B20 (7kW – Tipo B); NCP-A30 (22kW – Tipo A); e NCP-B30 (22kW – Tipo B). Todos eles são montados em quadro IP65, que pode ser instalado em áreas externas, já que tem material de proteção contra raios solares, poeira e jatos d’água, além de alta resistência contra impactos externos. 

Qualidade do material

O quadro de proteção NeoCharge atende às novas normas ABNT referentes à instalação de carregadores de veículos elétricos, contando com componentes como o DR, que detecta correntes de fuga com componentes de corrente contínua. Além disso, o produto já vem montado (requerendo apenas conexões com cabos) e se destaca pela facilidade na instalação.

Dois quadros de proteção estão instalados lado a lado em parede
Quadros de proteção da NeoCharge podem ser usados em diversos sistemas de carregadores. Foto: Divulgação/NeoCharge.

Outro diferencial da caixa de proteção é o uso de materiais de alta qualidade e resistência, podendo ser utilizados na montagem de sistemas que utilizam carregadores dos modelos Wallbox, Parking, Portáteis e outros.

Ler o Anterior

Sony e Honda mostram protótipo de carro elétrico na CES 2023

Ler o Próximo

Secretaria de Segurança do PR aprova testes com BYD D1 EV

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular