Tesla apresentou queda de 8,5% nas vendas, no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Foto: Divulgação/Tesla
A Tesla registrou queda nas vendas de seus veículos elétricos, algo que não acontecia desde o ano de 2020, com exceção dos primeiros meses da pandemia. A queda vai de encontro com o crescimento na venda de seus concorrentes, gerando uma maior disputa de mercado em âmbito global.
De acordo com a empresa de Elon Musk, foram entregues 387 mil veículos em todo o mundo no primeiro trimestre de 2024. Esse número é 8,5% menor na comparação com o número apresentado no mesmo período de 2023, quando a Tesla vendeu 423 mil carros elétricos no mundo.
Pioneira nas vendas de veículos elétricos, a Tesla passa por um período de desconfiança dentro do mercado. De acordo com o jornal americano
The New York Times, com base nos investidores e analisando a constante queda nas ações da marca, a linha de carros da Tesla está “estagnada” e “velha”.Segundo a Tesla, essa queda tem relação direta com dois incidentes envolvendo a montadora. Um deles foi o incêndio criminoso que afetou parte da produção realizada em Berlim, na Alemanha, e o outro ponto é citado como “desvios de navios causados pelo conflito do Mar Vermelho”.
Crescimento de concorrentes
Antes líder indiscutível no mercado de veículos elétricos, a Tesla vem sofrendo com recentes quedas em suas ações. Nos primeiros três meses de 2024, a montadora americana acumulou uma queda de 30%. Segundo o “The New York Times”, essa queda se deve à falta de ações da empresa de Elon Musk, seja com novos produtos ou mudança de atitude perante a essa nova fase do mercado da mobilidade elétrica.
Ao redor do mundo, montadoras mais novas e consolidadas passaram a olhar para esse mercado com uma maior atenção. Na China, a Tesla enfrenta a concorrência de diversas empresas, em especial a BYD, que se consolidou no mercado mundial e chegou a superar as vendas da Tesla no mundo no último trimestre de 2023.
Outro mercado importante que a Tesla ganha concorrência é na Europa. Diferentemente da China, os “rivais” da montadora americana no velho continente são gigantes consolidadas no mundo: BMW e Volkswagen.
Já nos Estados Unidos, principal mercado da marca, a Tesla luta contra a desaceleração das vendas de veículos elétricos.
Nova revolução no mercado
O grande problema apontado por motoristas mundo afora para a compra de veículos elétricos é o alto preço de venda. Portanto, a Tesla está preparando uma nova linha de montagem que promete ter mais agilidade, reduzir o custo pela metade, tudo isso exigindo cerca de 40% menos espaço para a fabricação de novos veículos.
Ao ser perguntado sobre esse novo modelo de produção, Elon Musk, CEO da Tesla, garantiu que é uma plataforma “muito mais avançada do que qualquer sistema de produção automotiva no mundo, por uma margem significativa”.
Com essa nova plataforma que está em desenvolvimento, a Tesla deve fabricar seu novo modelo de entrada, de US$ 25 mil (cerca de R$ 126 mil), que Musk vem prometendo. Vale lembrar que o carro mais barato da marca, atualmente, é o Model 3, custando cerca de US$ 38.990 (aproximadamente R$ 196,5 mil).
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.