Canal VE

13 de abril de 2024

CATL anuncia super bateria com vida útil de até 1,5 milhão de km

Fachada da fábrica da CATL na China

Nova bateria produzida pela CATL, em conjunto com a Yutong, tem vida útil de até 1,5 milhão de km e 15 anos de garantia. Foto: Divulgação/CATL

A CATL apresentou sua nova bateria com 1,5 milhão de quilômetros de vida útil e 15 anos de garantia. Esse novo equipamento foi desenvolvido em parceria com a Yutong, fabricante chinesa de ônibus elétricos. 

A “super bateria” é destinada a veículos de diversos segmentos, mas com foco em ônibus e caminhões, sendo eles leves e pesados. Outro ponto importante dessa bateria fica por conta da performance. Segundo a CATL, a nova bateria de longa duração não apresenta degradação durante os primeiros 1.000 ciclos.

Se comparado com o percurso médio de um ônibus em São Paulo, que é de 196 km por dia, de acordo com a SPTrans, um ônibus equipado com a nova bateria de longa duração da CATL teria uma vida útil de pouco mais de 21 anos.

Os ônibus elétricos da Yutong serão os primeiros veículos pesados a receber as baterias. A marca possui ônibus em mais de 40 países do mundo e, recentemente, anunciou que tem planos para instalar uma fábrica no Brasil.

Tecnologia para todos os segmentos

O grande desafio para as empresas do setor de baterias é adaptar todas essas tecnologias para produzir o equipamento para diferentes segmentos, alinhando autonomia satisfatória com uma vida útil grande, com tamanho reduzido para um carro elétrico, por exemplo.

O desenvolvimento de baterias de longa duração têm sido um dos principais focos da indústria automotiva no mundo. O crescimento da autonomia dos veículos elétricos é notório  ao longo dos anos, e atualmente podemos ver modelos com mais de 800 km de autonomia com certa facilidade. 

Entretanto, no Brasil, de acordo com o padrão PBEV, do Inmetro, o veículo com maior autonomia à venda no mercado nacional é o BMW iX xDrive50, com 528 km. Vale lembrar que o Inmetro usa uma “margem de segurança” na divulgação dos dados, retirando 30% do valor obtido nos testes.

Ler o Anterior

Tesla registra queda nas vendas enquanto vê ascensão de rivais

Ler o Próximo

Startups aceleram avanço da infraestrutura de recarga no Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular