Aluguel pode fazer com que o consumidor tire todas as suas dúvidas sobre os carros elétricos. Foto: Divulgação/Mercedes
Embora o mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil esteja em um crescimento constante, inclusive, batendo recordes de vendas mês a mês, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as funcionalidades desses modelos.
Em novembro de 2023, por exemplo, o mercado de veículos eletrificados registrou 5,2% de participação nas vendas de todos os veículos leves no Brasil, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Mesmo com todo esse crescimento, ainda há muitas dúvidas sobre esses modelos eletrificados. Para sanar essas dúvidas, nada melhor do que testar no dia a dia um modelo elétrico ou híbrido.
Para isso, alugar um carro eletrificado pode ser a alternativa. Assim, o motorista poderá avaliar sua funcionalidade nas questões que mais levantam dúvidas, como recarga, custo e manutenção, na comparação com os modelos a combustão e assim, poder fazer o investimento de adquirir o veículo elétrico sem medo.
Para André Campos, CEO da For You Fleet, empresa que promove soluções em locação de veículos por assinatura, o ideal é o cliente avaliar o custo benefício em comparação com os modelos a combustão.
“Por conta dos valores, muitos motoristas não veem o carro elétrico como algo vantajoso. Afinal, tudo que é novidade, custa mais caro. Mas é importante que os consumidores avaliem o custo benefício de um veículo híbrido e elétrico comparado a um a combustão”, comenta o empresário.
O que prestar atenção no período de teste
Durante a locação, é crucial o motorista levar em conta o valor para aquisição do veículo, mas também prestar atenção em outros detalhes, como infraestrutura de recarga e seus custos, manutenção, entre outros, que podem até, pensando no longo prazo, baratear o carro elétrico.
Sobre a infraestrutura de recarga, o medo do futuro dono de um carro elétrico é onde achar, como operar e até mesmo o custo desse serviço. Hoje em dia existem diversos aplicativos, de diversas marcas, que mostram os pontos de recarga disponíveis pelo Brasil.
É claro que algumas regiões saem na frente, com relação a recarga, mas com essa crescente constante e com a possibilidade de instalação de um ponto de recarga em casa, esse problema pode ser facilmente resolvido. Entretanto, é importante avaliar a funcionalidade da recarga em seu dia a dia.
Outro ponto importante para ser avaliado são os custos. Em alguns estabelecimentos que possuem eletropostos, a recarga pode até ser gratuita, como por exemplo em shoppings, lanchonetes em rodovias, mercados, entre outros estabelecimentos. Contudo, grande parte é paga, e os custos podem variar de R$ 1,90 a R$ 2,50 o kWh.
Tendo como base o valor médio de R$ 2,20, e o carro elétrico mais vendido do país, o BYD Dolphin, em sua versão padrão, que possui uma bateria com capacidade de 44,9 kWh, a recarga completa custaria em torno de R$ 98,78 para “encher o tanque” do seu carro elétrico. Enquanto uma recarga parcial, de 20% até 80%, que é a faixa onde o carro elétrico apresenta seu melhor rendimento, custaria em torno de R$ 59,26. Os valores são referentes aos eletropostos de carga rápida.
Além da hipótese da recarga gratuita e da paga, existe a possibilidade de instalação de um wallbox na residência do motorista, tendo que levar em conta o custo do equipamento, que se encontra a partir de R$ 3 mil ou R$ 4 mil, além dos custos de instalação, manutenção e da conta de energia elétrica. Mesmo assim, pode ser mais econômico do que o custo mensal do combustível tradicional. É preciso fazer as contas caso a caso.
“Enquanto o carro elétrico depende totalmente de uma energia limpa, o híbrido precisa da eletricidade para potencializar a performance do carro e diminuir a emissão de gases CO2. Além disso, existem variações da velocidade de carregamento de um híbrido e elétrico, que pode ser feita por meio de carregadores semi-rápidos, rápidos e ultra rápidos”, explica.
Usabilidade mais fácil
Outro ponto que gera muitos questionamentos, é se o carro elétrico ou híbrido irá atender todas as demandas do dia a dia do usuário. Claro que é importante o teste, para que o próprio motorista consiga perceber isso, mas a resposta para essa dúvida sempre é positiva.
Os veículos elétricos são produzidos para atender as necessidades diárias de seus motoristas, com uma autonomia que lhe permite rodar por dias ou semanas (dependendo do uso), com conforto e segurança.
“É comum ver pessoas locando carros híbridos, elétricos ou de um modelo específico para entender o desempenho, o uso e a viabilidade do automóvel. Então, nesse período de locação decide se é vantajoso adquiri-lo ou não, e normalmente no final, acaba renovando o plano de assinatura após conhecer todas as vantagens do modelo”, comenta André Campos.
Livre de manutenção
Para André Campos, a manutenção é um ponto de destaque para os veículos eletrificados, já que um motor de veículo elétrico tem menos peças e não exige troca de óleo, por exemplo. No caso dos híbridos, a manutenção pode ser semelhante à dos carros a combustão, mas o desgaste das peças é menor.
Além disso, as empresas possuem garantias de anos e anos das baterias oferecidas nos modelos elétricos. E todos esses detalhes entram na relação do custo-benefício.
Evolução tecnológica
A evolução dos modelos elétricos e híbridos não é por acaso. Há movimentações na indústria automotiva, mas também existem inovações e tecnologias sendo desenvolvidas e estudadas para todos os segmentos desse ecossistema elétrico.
Sempre surgem novidades em carregamentos, seja em novas tecnologias ou pontos de recarga sendo inaugurados, parcerias entre empresas para o desenvolvimento dessa infraestrutura de recarga.
Há novidades sobre barateamento e melhora nas tecnologias empregadas nos veículos e, principalmente, nas baterias. Sem contar no design dos modelos elétricos, sempre tecnológicos, seguros e confortáveis.
Por fim, se ainda lhe restam dúvidas, a melhor solução é testar a eletrificação em seu dia a dia, e, assim, sem interferência, o próprio usuário pode ter o seu veredito sobre a mobilidade elétrica.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.