Canal VE

18 de maio de 2024

Saiba como prolongar a vida útil do seu carro elétrico

Manter a manutenção do carro elétrico em dia prolonga a vida útil. Foto: Reprodução.

Veículos elétricos são conhecidos por terem um baixo custo de manutenção. Mas, para isso, alguns cuidados devem ser tomados durante o uso de seu carro elétrico, para que ele possa manter o desempenho e a durabilidade proposta pelo fabricante.

Cada montadora possui seu plano de revisões periódicas. Então, ao adquirir seu veículo elétrico, é preciso estar atento às especificações do carro, do manual e do plano de manutenção da montadora. Neste texto, trazemos algumas dicas sobre o que ficar de olho em seu carro elétrico.

 

Não sobrecarregue a bateria

Para manter a saúde da sua bateria sempre próxima do ideal, existem alguns cuidados no dia a dia, como, por exemplo, não descarregar totalmente com frequência, pois isso pode afetar seu uso a longo prazo.

O carro elétrico possui uma maior eficiência quando é utilizado com a carga entre 20% e 80%, isso vale para o desempenho do veículo e também para a vida útil da bateria.

Utilizar formas de carregamento rápido com muita frequência também não é bom, pois desgasta a bateria. Isso porque, ao receber uma quantidade significativa de energia em tempo reduzido, a temperatura do equipamento aumenta, o que pode diminuir a eficiência da bateria no longo prazo.

O ideal é que a maior parte das recargas seja feita de forma lenta, em equipamentos residenciais ou em estabelecimentos comerciais, com baixa potência, durante o período em que o carro fica parado normalmente.

No entanto, vale ressaltar que, ao término da recarga, é importante retirar a conexão do carro com o carregador. Embora os equipamentos tenham dispositivos de segurança para evitar a transmissão de energia além do necessário, manter dispositivos eletrônicos na tomada o tempo todo provoca desgaste no longo prazo. Portanto, tire seu carro da tomada assim que a carga ficar completa.

 

Imagem mostra homem segurando cabo de carregador de veículos elétricos
Não deixe o carro conectado ao carregador mais que o necessário. Foto: Envato/Elements.

 

Cuide dos fluidos de freios

A maioria dos veículos elétricos possui o sistema de freios regenerativos, crucial para o bom gerenciamento de energia da bateria. Por conta disso, a vida útil dos freios é maior que a dos carros a combustão, mas também não dura para sempre. 

A recomendação é fazer a troca dos fluidos de freios após três anos. Isso reduz as chances de falha do sistema. 

É importante que o motorista também fique atento às luzes interiores e exteriores do sistema de frenagem, para evitar riscos à segurança dos passageiros e de todo o trânsito à volta.

Imagem mostra detalhes das luzes traseiras do veículo
Fique atento às luzes de freio do carro para manter a segurança. Foto: Envato/Elements.

Cuidado com os pneus

Os carros elétricos são cerca de 20% mais pesados que os veículos a combustão, principalmente por causa do conjunto de baterias. O pneu convencional pode sofrer um desgaste de até 30% maior nos elétricos, comparado ao veículo a combustão. 

Por conta desses dados, o carro elétrico precisa de um pneu com uma estrutura mais reforçada para que sua durabilidade possa ser equivalente à do veículo a combustão.

É importante salientar que o pneu é parte fundamental para o bom funcionamento e desempenho de qualquer carro, mas em comparação com o veículo a combustão, os elétricos vão ser mais afetados por um pneu em más condições. 

Isso se deve à resistência de rolamento, pois o carro elétrico possui menos peças em seu sistema de transmissão, o que diminui a dispersão de energia. O torque instantânea também contribui para o maior desgaste dos pneus dos veículos elétricos. 

Por isso, cada componente precisa estar funcionando corretamente, para que o seu veículo possa ter o máximo de desempenho possível.

Assim, o recomendado é que o motorista realize o rodízio dos pneus a cada 8 mil km e os substitua após 30 mil km

Homem verifica qualidade do pneu
Verifique os pneus e faça rodízios regularmente. Foto: Envato/Elements.

Diferentes condições climáticas

Como qualquer veículo motorizado, as diferentes condições climáticas podem afetar tanto no desempenho quanto na vida útil do veículo. Cuidados com seu carro elétrico, visando prolongar a vida útil da bateria depende também do carregamento e de onde seu carro ficará estacionado.

Em períodos quentes, de muito calor, deve-se evitar deixar o carro em exposição direta ao sol, pois como já dito neste texto, o superaquecimento da bateria reduz a vida útil da mesma. Portanto, procure sempre deixar seu veículo à sombra ou, de preferência, em uma garagem coberta.

Em períodos com o clima frio, o carro pode ter um desempenho abaixo do esperado, devido ao uso do sistema de aquecimento da cabine, provocando maior uso da energia da bateria. Da mesma forma, o uso constante do ar-condicionado em dias quentes também afeta o desempenho do veículo

Já em períodos chuvosos, o sistema de tração também fica sobrecarregado por conta das vias molhadas, também podendo afetar o desempenho da bateria. 

 

Limpeza periódica do chassi

Sabe-se que ruas e estradas são meios sujos, e contam com partículas que podem diminuir a eficiência e a autonomia do veículo. Portanto, recomenda-se a limpeza do chassi pelo menos duas vezes por ano.

Com lanterna e óculos de proteção, homem observa chassi de veículo
Sempre que possível, verifique as condições do chassi. Foto: Envato/Elements.

Checklist de manutenção preventiva

Para manter o seu carro elétrico nas melhores condições, mantenha uma checklist atualizada de manutenções preventivas, independentemente das programadas pela concessionária.

Verifique luzes internas e externas periodicamente, bem como fluidos de freios, refrigeração, arrefecimento e até mesmo o nível de água de limpesa dos para-brisas. Trocar o filtro do ar-condicionado a cada ano também ajuda o melhor funcionamento do sistema, bem como é importante para a saúde dos ocupantes.

Seguindo todas as dicas de manutenção, a sua experiência com o veículo elétrico será ainda melhor.

Imagem mostra detalhes de motor de veículo elétrico.
Manutenção preventiva ajuda a prolongar eficiência dos veículos eletrificados. Foto: Envato/Elements.

Ler o Anterior

Concessionárias de rodovias de SP ampliam pontos de recarga

Ler o Próximo

Mountain bike elétrica brasileira garante força extra para as trilhas

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular