Os novos ônibus elétricos devem ser entregues até abril, com funcionamento previsto ainda para o primeiro semestre de 2024. Foto: Divulgação/PMPA
A prefeitura de Porto Alegre anunciou a compra de 12 ônibus elétricos para o transporte coletivo da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo, e os ônibus devem entrar em circulação já no primeiro semestre de 2024.
Além dos ônibus, a cidade deve receber pontos de recarga exclusivos para o uso desses veículos.
Os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas que operam o sistema de transporte público de Porto Alegre, com subsídio do governo municipal de R$ 38 milhões.
Entre os modelos adquiridos estão oito unidades da Marcopolo e outras quatro da Caio/Eletra. Eles estarão disponíveis em linhas previamente estudadas, visando um melhor desempenho com relação à autonomia dos dois modelos adquiridos.
“Esse projeto-piloto servirá como um laboratório para que possamos desenvolver uma curva de aprendizagem. Ele é fundamental para todos que trabalham com o transporte e pretendem criar projetos mais robustos para o futuro”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior.
Sobre os modelos em circulação
O modelo que será entregue pela Marcopolo é o Attivi Integral, que pode transportar até 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados.
Com autonomia de até 280 quilômetros com apenas uma carga, o veículo também pode ser recarregado em até 4 horas. Além disso, o modelo também conta com ar-condicionado e piso baixo, ao longo de seus 12,95 metros de comprimento.
Já o modelo produzido pela Eletra conta com chassi da Caio e tem capacidade para até 70 passageiros. O modelo, com 12,1 metros de comprimento, também conta com ar-condicionado e uma autonomia de até 250 km.
Os ônibus têm entregas previstas até abril de 2024.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.