Canal VE

20 de julho de 2024

Porto Alegre contará com 12 ônibus elétricos na frota em 2024

A cidade de Porto Alegre terá 12 novos ônibus elétricos em 2024

Os novos ônibus elétricos devem ser entregues até abril, com funcionamento previsto ainda para o primeiro semestre de 2024. Foto: Divulgação/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre anunciou a compra de 12 ônibus elétricos para o transporte coletivo da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo, e os ônibus devem entrar em circulação já no primeiro semestre de 2024

Além dos ônibus, a cidade deve receber pontos de recarga exclusivos para o uso desses veículos.

Os ônibus elétricos e os carregadores serão adquiridos pelas empresas que operam o sistema de transporte público de Porto Alegre, com subsídio do governo municipal de R$ 38 milhões

Entre os modelos adquiridos estão oito unidades da Marcopolo e outras quatro da Caio/Eletra. Eles estarão disponíveis em linhas previamente estudadas, visando um melhor desempenho com relação à autonomia dos dois modelos adquiridos.

“Esse projeto-piloto servirá como um laboratório para que possamos desenvolver uma curva de aprendizagem. Ele é fundamental para todos que trabalham com o transporte e pretendem criar projetos mais robustos para o futuro”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior.

A cidade de Porto Alegre terá 12 novos ônibus elétricos em 2024
Ao todo serão oito ônibus da Marcopolo e quatro da Caio/Eletra. Foto: Divulgação/PMPA

Sobre os modelos em circulação

O modelo que será entregue pela Marcopolo é o Attivi Integral, que pode transportar até 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados.

Com autonomia de até 280 quilômetros com apenas uma carga, o veículo também pode ser recarregado em até 4 horas. Além disso, o modelo também conta com ar-condicionado e piso baixo, ao longo de seus 12,95 metros de comprimento.

Já o modelo produzido pela Eletra conta com chassi da Caio e tem capacidade para até 70 passageiros. O modelo, com 12,1 metros de comprimento, também conta com ar-condicionado e uma autonomia de até 250 km.

Os ônibus têm entregas previstas até abril de 2024.

Ler o Anterior

Anuário da PNME mostra rumos para mobilidade elétrica no Brasil

Ler o Próximo

Dúvidas sobre carros elétricos e híbridos? Aluguel pode ser opção

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular