Canal VE

24 de novembro de 2024

Nissan atualiza e amplia o plano de eletrificação da frota até 2030

Imagem mostra veículo elétrico da Nissan em cenário futurista

Nissan atualiza plano de eletrificação para 2030. Foto: Divulgação/Nissan.

A Nissan atualizou sua meta de ampliar o portfólio de veículos elétricos e híbridos até 2030, passando de 23 para 27 modelos. Anunciado em 2021, a projeto denominado “Nissan Ambition 2030” previa, inicialmente, 15 modelos totalmente elétricos e oito híbridos. Agora, serão 19 modelos 100% movidos a bateria, além dos oito híbridos até o fim da década.

Como resultado, a empresa avalia que o mix de modelos eletrificados das marcas Nissan e Infiniti deve aumentar para mais de 55% até 2030 em todo o mundo, em comparação com a previsão anterior de 50%.

Imagem mostra conceito de veículo da Nissan em meio à natureza
Nissan promete entregar 27 modelos de veículos eletrificados até 2030. Foto: Divulgação/Nissan.

Para as novas iniciativas relacionadas à estratégia de eletrificação da marca, a companhia vai promover uma maior democratização dos veículos elétricos e modelos equipados com sua tecnologia de motorização e-POWER, para satisfazer as necessidades específicas de cada mercado. 

Além disso, projeta melhorar a competitividade de suas áreas de desenvolvimento e manufatura em todo o mundo e acelerar ainda mais sua estratégia de eletrificação, para cumprir com seu plano estratégico Nissan Ambition 2030.

Imagem mostra conceito de carro elétrico conversível da Nissan
Nissan vai promover maior democratização dos veículos elétricos. Foto: Divulgação/Nissan.

Aumento na participação de eletrificados

A previsão de vendas da Nissan para seu mix de modelos eletrificados nos maiores mercados no ano fiscal de 2026 também foi atualizada. Na Europa, 98% (acima do percentual anterior de 75%, segundo plano anunciado em 2021). No Japão, 58% (também acima do percentual anterior de 55%). Na China, a previsão de vendas de eletrificados agora é de 35% (a previsão anterior era de 40%). E nos Estados Unidos, a previsão de vendas de apenas veículos eletrificados segue sendo de 40% (sem alterações em relação à anterior). 

De acordo com a Nissan, isso permitirá aumentar o mix de vendas de veículos eletrificados em todo o mundo dos 40% previstos quando a visão foi anunciada em 2021 para mais de 44% até o ano fiscal de 2026

Ainda segundo o comunicado da empresa, a Nissan pretende lançar um veículo elétrico criado especificamente para a China em 2024, para se reposicionar diante das mudanças do mercado. Na Europa, a Nissan vai continuar seus planos robustos de eletrificação e também vai explorar uma colaboração ainda mais forte com a Aliança.

Experiência dos clientes

Outra mudança prevista para os próximos anos tem relação com a customização dos serviços oferecidos. A Nissan informa que pretende melhorar a experiência do cliente por meio de serviços personalizados, favorecendo um engajamento de longo prazo. 

A empresa promete impulsionar sua estratégia de Serviços Veiculares Conectados a partir do enriquecimento de conteúdos embarcados, permitindo que funções sob medida atendam as necessidades dos clientes em constante mudança. 

A companhia pretende atingir esta meta por meio da tecnologia de Veículos Definidos por Software e já está demonstrando isso por meio da atual arquitetura elétrica que equipa o Nissan Ariya e também estará disponível em mais modelos nos próximos anos, segundo o comunicado oficial divulgado à imprensa. A empresa, no entanto, não confirma quantos desses veículos e serviços serão disponibilizados para o mercado brasileiro.

Imagem mostra conceito de carro elétrico da Nissan em cenário de praia
Nissan quer melhorar a experiência do cliente. Foto: Divulgação/Nissan.

Ler o Anterior

WEG terá nova fábrica de packs de baterias de lítio no Brasil

Ler o Próximo

Renault cria área para reposição de peças para carros elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular