Canal VE

18 de maio de 2024

Casal vai viajar do Polo Norte ao Polo Sul a bordo de carro elétrico

Chris e Julie Ramsey, vestidos com agasalhos grossos, posam para foto ao lado de carro em cenário com neve

Chris e Julie Ramsey vão embarcar em uma aventura de 27 mil quilômetros. Foto: Divulgação/Nissan.

Qual viagem você faria com sua esposa, se pudesse ir para qualquer lugar do mundo? O aventureiro britânico Chris Ramsey vai levar a mulher, Julie Ramsey, do Polo Norte ao Polo Sul a bordo de um carro elétrico, o utilitário 100% movido a bateria Nissan Ariya

A expedição Pole to Pole EV terá início em março de 2023 e deve percorrer cerca de 27 mil quilômetros, passando por 14 países das Américas do Norte, Central e do Sul, ligando o Polo Norte magnético até a Antártida.

O modelo do veículo especialmente preparado para a aventura foi apresentado em Reykjavík, na Islândia, no início de fevereiro de 2023. Embora tenha ganhado reforços na estrutura, para aguentar terrenos extremos, o motor e a bateria não foram modificados. 

A diferença mais perceptível é a adaptação da suspensão e inclusão de pneus de 39 polegadas. Associadas à tecnologia avançada da Nissan de tração integral elétrica e-4ORCE, estas modificações permitem que o carro da expedição enfrente os desafios com controle e conforto necessários para o casal concluir a aventura.

Com rodas de 39 polegadas, Nissan Ariya bege sobre trecho montanhoso na neve
Estrutura do carro foi reforçada para enfrentar todo tipo de terreno. Foto: Divulgação/Nissan

“Uma das coisas que servem de base para todas as aventuras com um veículo elétrico de produção em série é fazer mudanças mínimas para demonstrar claramente suas capacidades reais de uso no dia a dia, independentemente de onde você está dirigindo”, diz Chris Ramsey, que lidera a expedição.

“Fizemos a mesma coisa com o nosso Nissan Ariya, pois o sistema de tração e a bateria continuam sendo o padrão de fábrica, demonstrando como o Ariya de produção de série é versátil e capaz. Modificamos a suspensão e alargamos as caixas de rodas para aproveitar a plataforma estável e permitir a instalação dos pneus. Estou entusiasmado de verdade para estar ao volante de um veículo que já era incrível, mas que agora parece estar bem equipado para chegar aos confins da Terra com estilo”, afirma.

Visão lateral do Nissan Ariya mostra detalhes da pintura com o logotipo da expedição Pole to Pole na porta
Nissan Ariya da expedição Pole to Pole tem poucas modificações em relação aos veículos de série. Foto: Divulgação/Nissan.

 

Características do carro

O Nissan Ariya e-4ORCE usado na expedição é um SUV 100% elétrico equipado com um conjunto de baterias de íons de lítio com capacidade de 87 kWh, e autonomia estimada em 580 km. O veículo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, e alcançar velocidade máxima de 200 km/h

O sistema e-4ORCE é a tecnologia mais avançada de tração integral da Nissan, capaz de gerenciar de forma precisa a potência e a performance de frenagem para garantir mais estabilidade e suavidade ao dirigir. O conjunto tem potência total de 290 kW (394 cv) e torque de 61,1 kgfm.

Outra inovação é a unidade de energia renovável portátil que será utilizada para recarregar o Ariya nas regiões polares. O protótipo rebocável inclui uma pequena turbina eólica compressível e painéis solares que vão aproveitar os fortes ventos e as longas horas de luz solar para recarregar a bateria do veículo elétrico durante as pausas para descanso.

Um segundo modelo do veículo, não modificado, cumprirá a função de suporte para a viagem nas Américas.

Visão aérea do Nissan Ariya mostra logotipo da expedição Pole to Pole no capô
Nissan Ariya tem conjunto de baterias com capacidade de 87 kWh. Foto: Divulgação/Nissan.

 

Atenção para a crise climática

O foco da expedição é aumentar a conscientização internacional sobre a crise climática e a capacidade dos veículos elétricos. Além disso, Chris, Julie e a equipe também devem se envolver em projetos locais ao longo do caminho, incluindo visitas a escolas e tribos indígenas, por exemplo.

“Vamos encontrar várias iniciativas interessantes de comunidades e pessoas que estão empreendendo ações positivas contra as mudanças climáticas. Não vejo a hora de compartilhar essas experiências e histórias com todos. Vamos fazer algo que nunca foi tentado antes, e é exatamente isso o que faz com que essa expedição seja tão apaixonante”, afirma Julie Ramsey.

A expedição passará por regiões extremas e selvagens no caminho, desde paisagens glaciais cobertas de gelo e neve até subidas de montanhas e dunas em meio ao deserto, entre outros cenários inexplorados. 

Além disso, vai enfrentar as mais diferentes temperaturas, que podem variar de -30ºC a 40ºC, características de cada região do planeta. E o público em geral poderá acompanhar toda a viagem por meio de fotos, vídeos e notícias no site oficial da expedição.

Nissan Ariya percorre estrada em cenário de montanhas na neve
Chris Ramsey e Julie Ramsey iniciam a expedição no Polo Norte em março de 2023. Foto: Divulgação/Nissan.

Ler o Anterior

Seres reposiciona marca e prevê crescimento nos próximos anos

Ler o Próximo

BNDES empresta R$ 160 milhões para projeto de micromobilidade

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular