Canal VE

17 de maio de 2024

WEG terá nova fábrica de packs de baterias de lítio no Brasil

Imagem mostra detalhes de componentes eletrônicos de produção de packs de baterias da WEG,

WEG anuncia expansão da capacidade de produção de packs de baterias de lítio no Brasil. Foto: Divulgação/WEG.

A WEG vai investir R$ 100 milhões até 2024 para aumentar a capacidade de produção de packs de baterias de lítio no Brasil. O investimento servirá para a expansão do atual prédio de fabricação do produto, em Jaraguá do Sul (SC), mas também contempla uma nova fábrica no município, onde está localizada a sede da empresa, para atender a demanda crescente do mercado de mobilidade elétrica.

“Estamos realizando investimentos fundamentais para atender à crescente demanda do mercado de mobilidade elétrica no país, principalmente para o segmento de ônibus e caminhões”, afirma Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente WEG Digital e Sistemas. 

“Com a conclusão de todas as fases do investimento, alcançaremos capacidade para oferecer mais de 1GWh de packs de baterias por ano, envolvendo vários módulos, células de íons de lítio e sistemas de gerenciamento eletrônico, refrigeração e de segurança, entre outros itens”, diz.

A Weg já é fornecedora no mercado de armazenamento de energia por bateria (BESS) nos Estados Unidos. Agora, aposta na aceleração dos negócios do setor também no Brasil.

“Com este investimento, reforçaremos no Brasil nossa atual capacidade de desenvolvimento de soluções locais para armazenamento de energia por bateria (BESS), bem como ampliaremos ainda mais a oferta de packs de baterias para o mercado naval, que busca também soluções eletrificadas para redução de emissões”, afirma o executivo.

Visão aérea da fábrica mostra torre de caixa d'água branco com logotipo da WEG azul em primeiro plano
Fábrica da WEG em Jaraguá do Sul passará por ampliação. Foto: Divulgação/WEG.

 

Cronograma para ampliação

De acordo com o comunicado oficial da WEG, o cronograma de investimentos e expansão da empresa foi dividido em duas etapas. A primeira envolve a ampliação imediata do prédio de fabricação atual. Já a segunda, que prevê a conclusão da nova fábrica de packs de baterias, deve ser concluída no 1º semestre de 2024.

A nova fábrica deverá ter 6 mil metros quadrados de área construída disponível para a fabricação de packs de baterias, seguindo o modelo de construção modular da empresa. Isso permite que haja um aumento gradual e contínuo da capacidade de produção para atender às necessidades de expansão da companhia ao longo dos próximos anos.

Ainda segundo a empresa, o projeto deverá gerar aproximadamente 140 novos empregos e contará com soluções de automação, digitalização e indústria 4.0 fornecidas pela WEG.

Ler o Anterior

Governo anuncia que gasolina e etanol terão reajustes nos preços

Ler o Próximo

Nissan atualiza e amplia o plano de eletrificação da frota até 2030

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular