EZVolt instalará oito pontos de recarga para teste no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
A EZVolt, startup de eletromobilidade que é braço estratégico de energias renováveis da Vibra, vai instalar uma rede pública de eletropostos no Rio de Janeiro, com direito a oito pontos de recarga rápida e ultra rápida espalhadas pela cidade.
O projeto faz parte do Sandbox.Rio, implementado pela prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, que tem como objetivo colocar em prática serviços inovadores na cidade, transformando-a em uma smartcity.
A definição dos locais está em fase final de estudo, e os eletropostos poderão ser utilizados por todos, desde turistas até frotas logísticas e motoristas de aplicativo.
A EZVolt apresentou o projeto para a prefeitura do Rio de Janeiro após uma chamada pública por serviços inovadores para a cidade e que ainda não se enquadram nas regras vigentes. Esses pontos de recarga pública serão testados, com o aval da prefeitura, em um ambiente controlado. Após relatórios, prefeito e vereadores do Rio de Janeiro irão analisar se é válida a instalação permanente desses eletropostos.
Projeto de longo prazo
O projeto tem duração de 12 meses, podendo ser renovado por mais um ano.
“Sandboxs são modelos de sucesso em outros países e uma forma de trazer novas tecnologias, um ambiente de inovação para a cidade, um caminho para tornar o Rio uma smartcity. Inovação é um dos pilares de negócio da Vibra e estar neste projeto, junto com a Prefeitura e a nossa investida EZVolt, corrobora com o nosso movimento em energias renováveis e a nossa missão de levar novas fontes energéticas para os nossos clientes. Vamos juntos transformar o Rio”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.
“É muito bom ver que a Cidade do Rio de Janeiro está se tornando um HUB de inovação e ESG, com cada vez mais iniciativas visando a sustentabilidade. Me arrisco a dizer que esta iniciativa de trazer uma rede de recarga de veículos elétricos em locais públicos é a primeira desse porte no Brasil. Isso permitirá a rápida expansão da eletromobilidade na cidade, uma vez que a maior barreira à adoção de elétricos é justamente a carência de pontos de recarga”, destaca Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, empresa que já tem um eletroposto em funcionamento em São Paulo.
Incubadora de projetos tecnológicos no RJ
O projeto faz parte do Sandbox.Rio, que segundo a prefeitura do Rio, serve como uma incubadora regulatória, para testar novas tecnologias na cidade, analisando funcionamento e utilidade pública.
Desde o ano passado, a administração municipal tem à sua disposição esse instrumento de suporte à inovação e ao desenvolvimento econômico local, que, a partir dos dados coletados ao longo da experiência, viabiliza o aperfeiçoamento de um marco regulatório mais receptivo às novas tecnologias.
“O Sandbox.Rio é a possibilidade, com segurança jurídica, para a população e as empresas testarem novos serviços inovadores que possam ser implementados na cidade. Queremos ser a capital da inovação no país e aqui tem de ser o melhor lugar para que as empresas possam testar, corrigir e aprender, além de termos uma regulamentação melhor sobre as inovações inevitáveis que a cidade vai receber”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.