Canal VE

18 de maio de 2024

Vibra e EZVolt formarão 1ª rede de eletropostos do Rio de Janeiro

Três pessoas apresentando uma estrutura de recarga em um carro branco

EZVolt instalará oito pontos de recarga para teste no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A EZVolt, startup de eletromobilidade que é braço estratégico de energias renováveis da Vibra, vai instalar uma rede pública de eletropostos no Rio de Janeiro, com direito a oito pontos de recarga rápida e ultra rápida espalhadas pela cidade.

O projeto faz parte do Sandbox.Rio, implementado pela prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, que tem como objetivo colocar em prática serviços inovadores na cidade, transformando-a em uma smartcity.

A definição dos locais está em fase final de estudo, e os eletropostos poderão ser utilizados por todos, desde turistas até frotas logísticas e motoristas de aplicativo.

A EZVolt apresentou o projeto para a prefeitura do Rio de Janeiro após uma chamada pública por serviços inovadores para a cidade e que ainda não se enquadram nas regras vigentes. Esses pontos de recarga pública serão testados, com o aval da prefeitura, em um ambiente controlado. Após relatórios, prefeito e vereadores do Rio de Janeiro irão analisar se é válida a instalação permanente desses eletropostos.

Projeção de um ponto de recarga para veículos elétricos
Essa é uma projeção de como será os eletropostos da EZVolt no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/EZVolt

Projeto de longo prazo

O projeto tem duração de 12 meses, podendo ser renovado por mais um ano

“Sandboxs são modelos de sucesso em outros países e uma forma de trazer novas tecnologias, um ambiente de inovação para a cidade, um caminho para tornar o Rio uma smartcity. Inovação é um dos pilares de negócio da Vibra e estar neste projeto, junto com a Prefeitura e a nossa investida EZVolt, corrobora com o nosso movimento em energias renováveis e a nossa missão de levar novas fontes energéticas para os nossos clientes. Vamos juntos transformar o Rio”, afirma Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.

“É muito bom ver que a Cidade do Rio de Janeiro está se tornando um HUB de inovação e ESG, com cada vez mais iniciativas visando a sustentabilidade. Me arrisco a dizer que esta iniciativa de trazer uma rede de recarga de veículos elétricos em locais públicos é a primeira desse porte no Brasil. Isso permitirá a rápida expansão da eletromobilidade na cidade, uma vez que a maior barreira à adoção de elétricos é justamente a carência de pontos de recarga”, destaca Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, empresa que já tem um eletroposto em funcionamento em São Paulo.

Pessoas apresentando a recarga de um veículo elétrico
O projeto tem duração de 12 meses, podendo ser renovado por mais um ano. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Incubadora de projetos tecnológicos no RJ 

O projeto faz parte do Sandbox.Rio, que segundo a prefeitura do Rio, serve como uma incubadora regulatória, para testar novas tecnologias na cidade, analisando funcionamento e utilidade pública.

Desde o ano passado, a administração municipal tem à sua disposição esse instrumento de suporte à inovação e ao desenvolvimento econômico local, que, a partir dos dados coletados ao longo da experiência, viabiliza o aperfeiçoamento de um marco regulatório mais receptivo às novas tecnologias.

“O Sandbox.Rio é a possibilidade, com segurança jurídica, para a população e as empresas testarem novos serviços inovadores que possam ser implementados na cidade. Queremos ser a capital da inovação no país e aqui tem de ser o melhor lugar para que as empresas possam testar, corrigir e aprender, além de termos uma regulamentação melhor sobre as inovações inevitáveis que a cidade vai receber”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões.

Carro elétrico branco sendo recarregado
Os pontos de recarga serão do tipo rápida e ultra rápida, podendo atender até frotas logísticas. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Ler o Anterior

Volkswagen anuncia SUV ID.4 em serviço por assinatura no Brasil

Ler o Próximo

Confira a lista dos carros elétricos mais baratos do Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular