Mercado de veículos elétricos segue em alta. Foto: Envato/Elements
Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados (híbridos ou 100% a bateria) já somam 27.850 unidades no ano (até agosto de 2022), um aumento de 30,13% em relação ao mesmo período de 2021. Apenas em agosto, foram cerca de 4,2 mil veículos emplacados, alta de 35,53% em relação a julho de 2022.
Os números são da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que faz levantamentos mensais sobre o mercado automotivo.
“Estamos monitorando o desempenho dos segmentos de eletrificados, que vêm ganhando espaço no mercado brasileiro, ainda que o percentual de participação seja baixo”, diz Andreta Jr.,
presidente da Fenabrave.O total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, independentemente do tipo de motor, alcançou 194,1 mil unidades em agosto de 2022, alta de 14,82% em relação ao mês anterior. O acumulado do ano já soma 1,21 milhão de unidades emplacadas, o que mostra que o brasileiro ainda dá preferência aos veículos a combustão. “A crise de abastecimento arrefeceu um pouco e já não impede que o consumidor encontre o modelo desejado”, diz.
Duas rodas
No mercado de motocicletas, a participação das elétricas continua em franca expansão, no comparativo com o ano passado. São 4.670 motocicletas elétricas emplacadas de janeiro a agosto de 2022, número 463,33% maior do que no mesmo período de 2021.
Ainda assim, a participação é baixa em relação ao total de motocicletas emplacadas no Brasil. Em agosto de 2022, mais de 118,5 mil unidades foram emplacadas, sendo apenas 551 elétricas.
“(O segmento de motocicletas elétricas) É um mercado que vem registrando aumento de interesse do consumidor e uma disponibilidade cada vez maior de modelos”, afirma Andreta Jr.
De modo geral, a Fenabrave avalia que o setor está consolidando a recuperação. “Todos os segmentos apresentaram alta, em agosto, sobre julho. Em que pese o fato de termos dois dias úteis a mais em agosto, o resultado aponta uma clara tendência de recuperação dos emplacamentos no Brasil”, comenta o presidente da Fenabrave.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.