Canal VE

20 de julho de 2024

Stellantis e CATL assinam acordo por baterias LFP na Europa

Peugeot e-2008, que pertence ao Grupo Stellantis, circula por ruas da Inglaterra

Stellantis tem planos de atingir 100% de vendas de carros de passeio totalmente elétricos na Europa até 2030. Foto: Divulgação/Stellantis.

A Stellantis assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a gigante chinesa de baterias CATL para o fornecimento de células e módulos de bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) para a produção de veículos elétricos do grupo na Europa.

As duas empresas consideram formar uma joint-venture para acelerar o processo de eletrificação da Stellantis no mercado europeu, hoje considerado uma prioridade. 

O memorando visa o trabalho em duas frentes, de acordo com as empresas: construir uma forte rota tecnológica para suportar os veículos elétricos a bateria de última geração da Stellantis e identificar oportunidades para fortalecer ainda mais a cadeia de valor das baterias.

Apresentando uma longa vida útil e alta estabilidade térmica, a tecnologia LFP pode permitir que a Stellantis ofereça veículos elétricos de passageiros de alta qualidade, duráveis e acessíveis para automóveis de passeio, crossovers e SUVs nos segmentos B e C.

 

Parceria estratégica

A assinatura da parceria foi celebrada pelo alto escalão das empresas. “Este MoU com a CATL sobre a química das baterias LFP é outro ingrediente na nossa estratégia de longo prazo para proteger a liberdade de mobilidade da classe média europeia”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. 

“A CATL é líder da indústria neste setor e, juntamente com nossas marcas icônicas de veículos, traremos tecnologia de bateria inovadora e acessível para nossos clientes, nos ajudando a alcançar a ambição de se tornar carbono neutro até 2038”, afirmou Tavares.

Já o presidente da CATL, Robin Zeng, avalia que a cooperação entre as empresas atinge agora outro nível. “Com o conhecimento do experiente time da Stellantis em manufatura e a tecnologia avançada de baterias da CATL, nós acreditamos que a parceria será um passo decisivo para ambas as partes na jornada rumo a neutralização das emissões de carbono,” falou Zeng. “Nós permaneceremos dedicados a entregar soluções mais competitivas e sustentáveis para nossos parceiros para promover uma transição energética global.”

 

Eletrificação é prioridade

A Stellantis tem planos de atingir 100% do mix de vendas de carros de passeio totalmente elétricos a bateria (BEV) na Europa até 2030, como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, que estabelece ainda 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos no mesmo prazo. O objetivo final é se tornar uma empresa com zero emissão de carbono até 2038.

Ler o Anterior

Brasileiro quer carro elétrico para fugir de combustível caro, diz EY

Ler o Próximo

BYD Dolphin Plus tem autonomia divulgada de 330 km, pelo PBEV

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular