Canal VE

10 de novembro de 2024

Fiat inicia a produção do primeiro modelo híbrido flex nacional

motor stellantis

Stellantis e Fiat vão iniciar a produção dos novos modelos nos próximos meses. Foto: Divulgação/Stellantis

O primeiro modelo brasileiro da Stellantis a contar com a tecnologia Bio-Hybrid será da Fiat. O veículo já está em produção no Polo Automotivo de Betim (MG) e deve ser apresentado ao mercado brasileiro em novembro de 2024.

A nova linha de motores também começou a produzir motores flex de alta eficiência e baixas emissões, que podem ser integrados às tecnologias de hibridização. 

Com a recente ampliação, a planta possui uma capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano no Polo Automotivo de Betim, estabelecendo o Brasil como um centro global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid.

“O lançamento do primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no país representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul. Nosso time se dedicou ao máximo para lançar essa nova tecnologia, desenvolvida para o mercado brasileiro, bem como para outras regiões do mundo que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol. Esse modelo contribuirá para a descarbonização da mobilidade no país, além de impulsionar a evolução do setor automotivo e iniciar o processo de nacionalização da eletrificação, colocando o Brasil em uma posição de destaque em relação a outros mercados”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul.

 

Avanço na tecnologia

A produção do novo modelo híbrido-flex na fábrica mineira representa um avanço no desenvolvimento de tecnologias automotivas. A unidade conta com áreas estratégicas como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center, que contribuíram para a criação das tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores flex movidos a etanol em três níveis diferentes.

Com um investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul, está prevista a introdução de mais de 40 produtos e 8 powertrains nos próximos anos. A produção dos primeiros veículos com tecnologia Bio-Hybrid será adaptável, possibilitando sua implementação em diversos modelos da Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região.

Ler o Anterior

BYD doa 100 carregadores elétricos para cidades de Goiás

Ler o Próximo

Renault apresenta em Paris o protótipo do novo Twingo elétrico

Mais Popular