Ônibus elétricos da BYD integram sistema Linha Verde, em São José dos Campos. Foto: Adenir Britto/PMSJC
O projeto de VLP (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétrico de São José dos Campos (SP) transportou 32,1 mil passageiros em seis meses de operação piloto na cidade do Vale do Paraíba, resultado que consolida a experiência de transporte público de passageiros sem a emissão de poluentes.
No período, os 12 ônibus modelo D11B, articulado de 22 metros, produzido pela BYD no Brasil, fizeram 1.293 viagens, percorrendo mais de 23 mil quilômetros. Junho foi o mês com mais passageiros: 7.252 no total, em 240 viagens realizadas (4.766 quilômetros rodados). Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de São José dos Campos.
A operação piloto vem sendo monitorada por agentes de trânsito e técnicos da prefeitura. A fase experimental do projeto deve continuar até a entrega da primeira etapa da Linha Verde, quando os modais serão integrados ao atual sistema de transporte público.
Desde o início da operação, não há cobrança de tarifas aos passageiros. O VLP percorre um trajeto especial criado para o teste do modal e utiliza a estrutura dos pontos de ônibus já existentes. As viagens são realizadas de segunda a sexta-feira, nos sentidos região sul/Terminal Central e sentido contrário, em um percurso de cerca de 11 quilômetros por viagem, entre as 10h e 16h.
Os veículos trafegam, em média, 250 quilômetros antes de uma nova recarga. O carregamento completo de cada veículo demora cerca de três horas.
Tecnologia
De acordo com a BYD, cada ônibus elétrico articulado tem capacidade para 168 passageiros e conta com seis câmeras de alta definição, duas telas com infravermelho, conjunto ótico com faróis full led, acesso e espaço para cadeirantes e entradas USB.
As portas contam com vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema que evita que elas fechem quando há qualquer movimento próximo.
Além dos veículos utilizados em São José dos Campos, a BYD também produziu outros modelos de ônibus, com diferentes configurações, que estão sendo utilizados em Santos (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).
Ainda de acordo com a fabricante chinesa, cada ônibus 100% elétrico fabricado por ela evita, em média, a emissão de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 847 árvores por veículo (Considerando 72.000 km/ano).
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.