Uma das preocupações de quem está procurando um carro elétrico é saber se tomar chuva ou passar em uma zona alagada pode danificar a bateria ou causar algum acidente.
Não se preocupe, como vamos mostrar nesse texto, um automóvel elétrico pode tranquilamente lidar com água sem apresentar nenhum risco para as pessoas dentro e fora do carro.
Carro elétrico pode pegar chuva?
Em setembro de 2022, as inundações provocadas após a passagem de um furacão nos Estados Unidos foram apontadas como a causa de alguns incêndios em carros elétricos. Posteriormente, ficou comprovado que o sal da água do mar reagiu com as baterias, causando o mau funcionamento delas, como explicamos neste post. Mas isso não significa que qualquer evento natural é um risco para os eletrificados.
A bateria dos automóveis elétricos é completamente blindada e à prova d’água. Na verdade, os automóveis elétricos são mais seguros que os a combustão para passar em trechos alagados, já que não há por onde a água entrar no motor.
Mesmo carregar o seu veículo embaixo de chuva é seguro, já que tanto o carregador quanto o plugue são feitos de materiais resistentes à água.
Como lavar um carro elétrico?
Do mesmo jeito que você lavaria seu carro a combustão. Seja no lava-rápido ou em casa, não existe nenhum risco de sofrer uma descarga elétrica ao higienizar o veículo.
Contudo, ao escolher pelo lava-jato, há algumas precauções a serem tomadas.
- Procure por um local que tenha experiência com carros elétricos. Normalmente os modelos mais modernos possuem peças sensíveis, como câmeras, que requerem cuidados especiais.
- Alguns veículos elétricos possuem modos de lavagem específicos, como os Teslas. Leia o manual do proprietário para descobrir se existe essa opção no seu modelo e como ativá-la.
- Caso esteja em um lava-jato do tipo túnel, garanta que seu carro esteja carregado, assim você evita que ele consuma toda a bateria durante o processo.
- Garanta que todas as janelas, o porta-malas e o conector estejam devidamente fechados.
Carro elétrico pode andar na neve?
Se os pneus forem próprios para isso, pode sim. Não há contra-indicação para dirigir um eletrificado na neve. Prova disso é que o Rimac Nevera, o carro elétrico mais rápido do mundo, foi testado com sucesso nas estradas nevadas da Suécia, próximo ao Círculo Polar Ártico, e seus pneus de inverno da Pirelli se saíram muito bem.
Uma questão importante, entretanto, é que o sistema responsável por aquecer a cabine, muito utilizado em países frios como Canadá e EUA, diminui a autonomia média dos carros elétricos em até 41%.
Portanto, é importante ficar atento aos indicadores da bateria ao dirigir nessas condições.
Carros elétricos podem andar embaixo da água?
A pergunta parece estranha, mas a resposta consegue ser mais surpreendente ainda: sim, é possível um veículo eletrificado andar totalmente submerso na água.
Para provar isso, a Volvo, em 2021, mergulhou um XC40 totalmente em um tanque de água com 1,7 m de profundidade.
Na ocasião, o carro foi dirigido remotamente por meio de um controle remoto e todas as janelas foram mantidas abertas.
O carro não apenas cumpriu a tarefa, como saiu ileso do tanque, provando que carros elétricos e água podem sim se misturar.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.