Canal VE

20 de julho de 2024

Saiba o que acontece ao molhar o seu carro elétrico

Uma das preocupações de quem está procurando um carro elétrico é saber se tomar chuva ou passar em uma zona alagada pode danificar a bateria ou causar algum acidente.

Não se preocupe, como vamos mostrar nesse texto, um automóvel elétrico pode tranquilamente lidar com água sem apresentar nenhum risco para as pessoas dentro e fora do carro.

Carro elétrico pode pegar chuva?

Em setembro de 2022, as inundações provocadas após a passagem de um furacão nos Estados Unidos foram apontadas como a causa de alguns incêndios em carros elétricos. Posteriormente, ficou comprovado que o sal da água do mar reagiu com as baterias, causando o mau funcionamento delas, como explicamos neste post. Mas isso não significa que qualquer evento natural é um risco para os eletrificados.

A bateria dos automóveis elétricos é completamente blindada e à prova d’água. Na verdade, os automóveis elétricos são mais seguros que os a combustão para passar em trechos alagados, já que não há por onde a água entrar no motor.

Mesmo carregar o seu veículo embaixo de chuva é seguro, já que tanto o carregador quanto o plugue são feitos de materiais resistentes à água.

Como lavar um carro elétrico?

Do mesmo jeito que você lavaria seu carro a combustão. Seja no lava-rápido ou em casa, não existe nenhum risco de sofrer uma descarga elétrica ao higienizar o veículo.

Contudo, ao escolher pelo lava-jato, há algumas precauções a serem tomadas.

  1. Procure por um local que tenha experiência com carros elétricos. Normalmente os modelos mais modernos possuem peças sensíveis, como câmeras, que requerem cuidados especiais.
  2. Alguns veículos elétricos possuem modos de lavagem específicos, como os Teslas. Leia o manual do proprietário para descobrir se existe essa opção no seu modelo e como ativá-la.
  3. Caso esteja em um lava-jato do tipo túnel, garanta que seu carro esteja carregado, assim você evita que ele consuma toda a bateria durante o processo.
  4. Garanta que todas as janelas, o porta-malas e o conector estejam devidamente fechados.

Carro elétrico pode andar na neve?

CARRO RIMAC nevera andando na neve deslizando com um fundo de arvores da tundra
O Rimac Nevera foi testado com excelência na neve. Foto: Divulgação/Rimac Automobili.

Se os pneus forem próprios para isso, pode sim. Não há contra-indicação para dirigir um eletrificado na neve. Prova disso é que o Rimac Nevera, o carro elétrico mais rápido do mundo, foi testado com sucesso nas estradas nevadas da Suécia, próximo ao Círculo Polar Ártico, e seus pneus de inverno da Pirelli se saíram muito bem.

Uma questão importante, entretanto, é que o sistema responsável por aquecer a cabine, muito utilizado em países frios como Canadá e EUA, diminui a autonomia média dos carros elétricos em até 41%. 

Portanto, é importante ficar atento aos indicadores da bateria ao dirigir nessas condições.

Carros elétricos podem andar embaixo da água?

A pergunta parece estranha, mas a resposta consegue ser mais surpreendente ainda: sim, é possível um veículo eletrificado andar totalmente submerso na água.

Para provar isso, a Volvo, em 2021, mergulhou um XC40 totalmente em um tanque de água com 1,7 m de profundidade. 

Na ocasião, o carro foi dirigido remotamente por meio de um controle remoto e todas as janelas foram mantidas abertas.

O carro não apenas cumpriu a tarefa, como saiu ileso do tanque, provando que carros elétricos e água podem sim se misturar.

 

Ler o Anterior

Congresso SAE Brasil debate o futuro da mobilidade no país

Ler o Próximo

Citroën Ami chama a atenção no 29º Congresso SAE Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular