Canal VE

13 de abril de 2024

Com 412 km/h, Rimac Nevera é o elétrico mais rápido do mundo

Carro elétrico rimac nevera na cor azul correndo em uma písta de testes a céu aberto, é dia e o sol bate frontalmente no carro.

O Rimac Nevera atingiu 412 km/h em uma pista de testes na Alemanha. Foto: Divulgação/Rimac Automobili.

Carros elétricos continuam a surpreender o mundo. O superesportivo Rimac Nevera atingiu a marca de 412 km/h em uma pista de testes de Papenburg, na Alemanha, e se tornou o veículo elétrico comercial mais rápido do mundo.

O feito foi realizado por uma equipe profissional em uma pista de testes especial, em formato oval, com duas retas de 4 km de extensão em cada lado, aspecto crucial para alcançar a velocidade máxima do carro.

No volante estava Miro Zrnčević, piloto chefe de testes e de desenvolvimento da Rimac, empresa original da Croácia que construiu o carro.

“Viajar a 412 km/h significa correr a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho em um carro de estrada é incrivelmente complexo, mas com o Nevera nós conseguimos criar um carro que viaja longa distâncias com uma carga, consegue enfrentar pistas de corrida estreitas e sinuosas e quebrar recordes de velocidade em linha reta”, afirmou Miro.

Rimac nevera correndo de frente em cor azul
O carro é vendido com limite de velocidade máxima limitada a 352 km/h. Foto: Divulgação/Rimac Automobili.

Para medir a velocidade do carro, a equipe usou o Racelogic V-Box, um aparelho de medida de alta precisão que utiliza tecnologia GPS.

Agora, a Rivac busca reconhecimento do Guinness World Records. Acontece que não havia um representante da organização do famoso livro dos recordes no local no momento da conquista. Mesmo assim, a empresa comemorou o feito ao superar o recorde de outro carro elétrico, o Aspark Owl, de 400 km/h.

Já o carro que detém o recorde de maior velocidade do mundo com qualquer tipo de propulsão é o Bugatti Chiron Super Sport 300+, que atingiu a velocidade máxima de 489 km/h em 2019.

LEIA MAIS

Não adianta se animar

Apesar do recorde, dificilmente o usuário comum poderá repetir a marca. A versão comercial do Rimac Nevera tem velocidade máxima limitada a 352 km/h. O recorde de velocidade foi registrado em um evento especiais, na presença da equipe da Rimac e sob condições controladas.

Vale lembrar ainda as regras de trânsito vigentes em todo o mundo, que limitam as velocidades de tráfego com base em questões de segurança das vias e dos pedestres em volta, entre outras.

Mas quem comprar o Rivac Nevera poderá ostentar o recorde. O carro é vendido na Europa por 2 milhões de euros, mais de R$ 11 milhões na conversão direta atual.

 

Ler o Anterior

Torcida vai viajar de ônibus elétricos na Copa do Catar

Ler o Próximo

Brasil abre mão de R$ 118 bi ao ano por combustíveis fósseis

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular