Como parte da estratégia de eletrificação da marca, Ford baixa valor da Maverick Hybrid em R$ 10 mil. Foto: Divulgação/Ford
A Ford está oferecendo um desconto de R$ 10 mil no preço da Maverick Hybrid durante todo o mês de agosto. Agora, a primeira picape com motor híbrido disponível no mercado nacional custa R$ 234.890.
Essa redução faz parte da estratégia da marca para acelerar seu plano de eletrificação no mundo, e a queda do valor visa incentivar ainda mais os consumidores dentro do mercado brasileiro.
Em entrevista exclusiva ao Canal VE, o vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogélio Golfarb, deu detalhes dos planos da montadora americana para os veículos elétricos no mundo, e incluiu o Brasil como peça fundamental para esse mercado.
“A questão da eletrificação é fundamental, é o futuro, a Ford vê isso como o futuro. Você pode ter um período de transição que, eu, particularmente, acredito que vai ser mais rápido do que as pessoas estão esperando aqui no Brasil”, explica Rogélio.
Sobre os planos da Ford para o mundo, o vice-presidente explica qual a estratégia adotada pela marca até 2030.
“A Ford está investindo US$ 50 bilhões [cerca de R$ 245 bilhões] em eletrificação, entre 2022 e 2026. No final de 2023 nós já vamos estar vendendo 600 mil carros por ano. Até 2026, vamos estar vendendo, globalmente, 2 milhões de carros elétricos, o que é praticamente o volume total da indústria hoje, isso a Ford. E em 2030, a gente já deve estar vendendo 50% de toda a produção global em veículos elétricos”, completa Golfarb.
Eletrificados além da Maverick
Com foco nos segmentos que a empresa domina, a Ford já traçou seu plano e mostrou alguns modelos que chegarão em breve ao mercado de automóveis elétricos no Brasil e no mundo.
No Brasil, além da picape híbrida, a Ford trará para o Brasil a e-Transit, que, de acordo com o vice-presidente da marca na América do Sul, já passa por testes com grandes frotistas para ser introduzida no mercado nacional.
Outro veículo que é aclamado pelo público, principalmente americano, também ganhou sua versão 100% elétrica: o Mustang Mach-e. Diferente do tradicional cupê, sua versão elétrica chega no modelo SUV, e promete desembarcar no Brasil até o final de 2023.
“E até o final do ano a gente chega com o Mach-e. Ele é emblemático porque é um Mustang, tem a marca Mustang, que é símbolo de performance. Então nós estamos trazendo um elétrico esportivo, na verdade é um SUV esportivo. Que na cabeça de muita gente que não conhece como está a tecnologia, acha que não dá para ter um esportivo elétrico”, explica o vice-presidente da montadora.
Além dessas três opções já anunciadas para o Brasil, a montadora americana divulgou recentemente a nova picape elétrica, chamada de Projeto T3, e um novo SUV. Ainda não foi revelado o nome desse novo modelo, mas sabe-se que será um carro com muito espaço interno, projetado para viagens, comportando três fileiras de bancos, além de uma autonomia de até 563 quilômetros, segundo a própria montadora.
Sobre a Maverick Hybrid
Seus dois motores – um Atkinson 2.5 a gasolina e um elétrico – geram uma potência combinada de 194 cv e trabalham de forma isolada ou em conjunto para oferecer o melhor desempenho e rendimento em cada situação. O motor híbrido da picape garante mais economia do que um carro de entrada, com um consumo de 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina.
A Maverick é um híbrido que não necessita de recarga na tomada. O HEV da Ford utiliza, além do seu motor a combustão, movido a gasolina, o sistema de freios regenerativos para recarregar a bateria, que tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW.
*Colaborou Rubens Morelli
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.