O CEO Américas da GWM, James Yang (à esq.), e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas. Foto: Divulgação/Governo SP.
A Great Wall Motors Brasil (GWM) assinou convênio com o governo do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projetos para a introdução de frotas de veículos movidos a hidrogênio no estado.
O termo de engajamento é implementado por intermédio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do governo estadual. O anúncio foi realizado em 25 de abril de 2023, em visita do governador Tarcísio Freitas à fábrica de Iracemápolis (SP).
O novo complexo automotivo na cidade, que fica na região de Piracicaba (SP), terá capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e vai gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025. O investimento é de R$ 10 bilhões.
“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga”, disse Tarcísio Freitas.
“Será uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde. Vamos fechando as pontas da economia circular e, no final, proporcionando essa grande revolução energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, falou.
Pesquisa e desenvolvimento
Pelo acordo, o Estado de São Paulo e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação de uma rota logística para veículos movidos a hidrogênio e identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol.
O poder público também se compromete a engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.
“Acreditamos que o Brasil vai continuar se consolidando como referência global em matriz energética sustentável. A GWM pretende contribuir com o desenvolvimento das melhores tecnologias de eletrificação no país utilizando a liderança industrial do estado de São Paulo”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.
Energia verde
A parceria anunciada entre o poder público e a iniciativa privada é estratégica para ampliar a produção e uso de veículos e equipamentos à base de energia verde no Brasil.
Maior montadora chinesa de capital 100% privado, a companhia está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina. Atualmente, o Haval H6 importado já é vendido no Brasil, mas em breve o modelo será fabricado na planta de Iracemápolis.
A previsão da montadora é iniciar a fabricação dos novos modelos em 2024, com um portfólio baseado em picapes médias e SUVs híbridos e flex. A GWM está priorizando novas fontes de energia, como biocombustíveis e motores elétricos ou a hidrogênio, em substituição à gasolina e ao diesel. A fábrica de Iracemápolis deverá ser a maior da GWM no hemisfério ocidental.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
One Comment
A GWM vai representar a 4 era da mais vendida na América Latina 🙏🏻💥🇧🇷