Canal VE

24 de abril de 2024

Em parceria com governo de SP, GWM investirá em hidrogênio

James Yang, de camisa azul, e Tarcisio Freitas, de branco, seguram modelo de carro em miniatura

O CEO Américas da GWM, James Yang (à esq.), e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas. Foto: Divulgação/Governo SP.

A Great Wall Motors Brasil (GWM) assinou convênio com o governo do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projetos para a introdução de frotas de veículos movidos a hidrogênio no estado. 

O termo de engajamento é implementado por intermédio da InvestSP, a agência de promoção de investimentos do governo estadual. O anúncio foi realizado em 25 de abril de 2023, em visita do governador Tarcísio Freitas à fábrica de Iracemápolis (SP).

O novo complexo automotivo na cidade, que fica na região de Piracicaba (SP), terá capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e vai gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025. O investimento é de R$ 10 bilhões.

“São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga”, disse Tarcísio Freitas. 

“Será uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde. Vamos fechando as pontas da economia circular e, no final, proporcionando essa grande revolução energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”, falou.

Interior da fábrica da GWM tem peças em linha de montagem
Fábrica da GWM em Iracemápolis está em fase de implantação. Foto: Divulgação/Governo SP.

Pesquisa e desenvolvimento

Pelo acordo, o Estado de São Paulo e a GWM vão estudar conjuntamente a implantação de uma rota logística para veículos movidos a hidrogênio e identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol.

O poder público também se compromete a engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.

“Acreditamos que o Brasil vai continuar se consolidando como referência global em matriz energética sustentável. A GWM pretende contribuir com o desenvolvimento das melhores tecnologias de eletrificação no país utilizando a liderança industrial do estado de São Paulo”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

Dentro da fábrica, governador Tarcísio Freitas, de camisa branca, observa televisor com imagens do prédio
O governador de São Paulo Tarcísio Freitas visita fábrica da GWM em Iracemápolis (SP). Foto: Divulgação/Governo SP

Energia verde

A parceria anunciada entre o poder público e a iniciativa privada é estratégica para ampliar a produção e uso de veículos e equipamentos à base de energia verde no Brasil

Maior montadora chinesa de capital 100% privado, a companhia está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina. Atualmente, o Haval H6 importado já é vendido no Brasil, mas em breve o modelo será fabricado na planta de Iracemápolis.

A previsão da montadora é iniciar a fabricação dos novos modelos em 2024, com um portfólio baseado em picapes médias e SUVs híbridos e flex. A GWM está priorizando novas fontes de energia, como biocombustíveis e motores elétricos ou a hidrogênio, em substituição à gasolina e ao diesel. A fábrica de Iracemápolis deverá ser a maior da GWM no hemisfério ocidental.

Homens conversam no interior de um carro da GWM
Ricardo Bastos, da GWM, mostra detalhes de carro da montadora a Tarcísio Freitas. Foto: Divulgação/Governo SP.

Ler o Anterior

BYD e Marcopolo testam ônibus elétrico articulado em Curitiba

Ler o Próximo

Universidades paulistas testam projetos de mobilidade elétrica

One Comment

  • A GWM vai representar a 4 era da mais vendida na América Latina 🙏🏻💥🇧🇷

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular