BYD Dolphin Mini é um dos carros mais aguardados para o mercado brasileiro em 2024. Foto: Divulgação/BYD
Vindo de um ano de muito crescimento, o segmento de carros elétricos deve receber novos modelos na busca de aumentar ainda mais esses números obtidos em 2023.
Com todo o avanço e desejo crescente do brasileiro em fazer a transição energética, é comum as montadoras investirem cada vez mais em produtos para o mercado nacional.
Com isso, o Canal VE elaborou uma lista dos cinco modelos mais esperados para o mercado brasileiro em 2024.
BYD Dolphin Mini
Abrindo nossa lista, está o veículo que, se não se transformar no modelo mais barato do Brasil, deve estar entre os primeiros nesse ranking e já nos primeiros meses de 2024.
Inicialmente chamado de Seagull, o modelo foi “rebatizado” para o mercado da América Latina, devido ao amplo sucesso de seu “xará” o BYD Dolphin.
O modelo tem dimensões compactas, com 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura. O entre-eixos é de 2,50 m.
O motor elétrico de 55 kW de potência (74 cv) e 13,7 kgfm. Com relação à bateria, o Dolphin Mini, já anunciado em alguns países vizinhos do Brasil, possui duas versões: uma de 30 kWh de capacidade, que lhe garante uma autonomia estimada em 305 km, e outra de 38 kWh de capacidade, com alcance de 405 km com apenas uma carga. Ainda não se sabe se as duas versões estarão disponíveis para o Brasil
O preço ainda é mantido em sigilo, mas a expectativa é de que chegue ao Brasil por volta de R$ 100 mil.
Volvo EX30
Uma das marcas que possuem o portfólio mais amplo de eletrificados disponível no Brasil, a Volvo trará mais este modelo elétrico para o ano de 2024.
O Volvo EX30, que inclusive já está em pré-venda desde setembro de 2023, deve começar a ser entregue nos primeiros meses de 2024. Esse modelo está sendo vendido em quatro versões: Core Single Engine, Core Single Engine Extended Range, Plus Single Engine Extended Range e Ultra Single Engine Extended Range.
A diferença entre os modelos está na bateria, porém, em desempenho os números são os mesmos. Enquanto o Core Single Engine possui uma bateria de 51 kWh, com uma autonomia de 340 km com uma só carga. Já os demais modelos, possuem uma bateria com 69 kWh e uma autonomia de até 470 km. Os preços, após o reajuste com o imposto de importação, variam de R$ 229.950 a R$ 293.950.
Chevrolet Blazer EV
Buscando aumentar seu portfólio de veículos elétricos no Brasil, a Chevrolet deve lançar, enfim, um modelo já anunciado para o mercado nacional: a Blazer EV.
Entre as versões que devem chegar no Brasil, estão duas com focos distintos: a RS, que destaca o design, e a SS, que agrega mais performance.
A Blazer SS, com tração integral AWD, foi projetada para entregar mais de 557 cv de potência e superar os 90 kgfm de força. Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, de acordo com estimativas da montadora. Além disso, conforme os dados divulgados pela Chevrolet, o modelo conta com uma autonomia de 466 km no ciclo americano.
Já a versão RS ainda não teve todos seus números divulgados, apenas a autonomia, que promete chegar em 515 quilômetros com apenas uma carga.
Hyundai Ioniq 5
O hatch compacto da Hyundai, o Ioniq 5, deve chegar ao mercado nacional em 2024 para ser um dos queridinhos do país, pois, além de bons números, o modelo recebeu inúmeras certificações positivas no mercado europeu quando o assunto foi segurança.
Com relação a sua configuração, o modelo tem 4,63 m de comprimento e 3 m de entre-eixos. O Ioniq 5, em outros mercados, possui quatro versões, com diferentes configurações de motores, baterias e tração, que podem ser traseira ou integral.
A configuração de entrada entrega 170 cv e 35,7 kgfm de torque, enquanto a versão topo de linha tem 306 cv de potência e 72,6 kgfm. A autonomia máxima obtida pelo modelo é de 384 km pelo ciclo WLTP.
Ainda não há nenhuma informação de quais versões estarão disponíveis aqui no Brasil, e nem a data em que o Ioniq 5 deve ser anunciado. O certo é que deve chegar em 2024 e ser mais um modelo elétrico disponível no mercado nacional.
BMW i5
Apresentado na metade de 2023 no exterior, o BMW i5 chegará ao Brasil ao longo de 2024, ainda sem data definida pela montadora alemã.
Como característica, o sedã tem 5,06 m de comprimento, com 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos.
Em relação a motorização, são duas opções. A eDrive40, que tem motor elétrico que traciona as rodas traseiras, garante 340 cv e possui torque de até 43,9 kgfm. Sua autonomia, segundo a BMW, pode chegar a 582 km de acordo com o ciclo WLTP.
Já a topo de linha M60 xDrive traz dois motores, um em cada eixo, o que lhe garante uma tração integral, gerando até 598 cv de potência e torque máximo de 83,7 kgfm.
Apesar de mais potente, seu alcance é um pouco menor, e fica por volta dos 516 km com apenas uma carga.
Estima-se que, com base em seu preço no mercado europeu, o modelo deve desembarcar no Brasil com valor acima dos R$ 600 mil.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.