Canal VE

7 de dezembro de 2024

Conheça os carros elétricos mais aguardados para o ano de 2024

BYD Dolphin Mini é aguardado para 2024 no Brasil

BYD Dolphin Mini é um dos carros mais aguardados para o mercado brasileiro em 2024. Foto: Divulgação/BYD

Vindo de um ano de muito crescimento, o segmento de carros elétricos deve receber novos modelos na busca de aumentar ainda mais esses números obtidos em 2023.

Com todo o avanço e desejo crescente do brasileiro em fazer a transição energética, é comum as montadoras investirem cada vez mais em produtos para o mercado nacional.

Com isso, o Canal VE elaborou uma lista dos cinco modelos mais esperados para o mercado brasileiro em 2024.

BYD Dolphin Mini

Abrindo nossa lista, está o veículo que, se não se transformar no modelo mais barato do Brasil, deve estar entre os primeiros nesse ranking e já nos primeiros meses de 2024.

Inicialmente chamado de Seagull, o modelo foi “rebatizado” para o mercado da América Latina, devido ao amplo sucesso de seu “xará” o BYD Dolphin.

O modelo tem dimensões compactas, com 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura. O entre-eixos é de 2,50 m

O motor elétrico de 55 kW de potência (74 cv) e 13,7 kgfm. Com relação à bateria, o Dolphin Mini, já anunciado em alguns países vizinhos do Brasil, possui duas versões: uma de 30 kWh de capacidade, que lhe garante uma autonomia estimada em 305 km, e outra de 38 kWh de capacidade, com alcance de 405 km com apenas uma carga. Ainda não se sabe se as duas versões estarão disponíveis para o Brasil

O preço ainda é mantido em sigilo, mas a expectativa é de que chegue ao Brasil por volta de R$ 100 mil.

BYD Dolphin Mini é aguardado para 2024 no Brasil
Mesmo com o preço ainda mantido em sigilo pela BYD, o Dolphin Mini deve chegar ao Brasil por algo em torno de R$ 100 mil. Foto: Divulgação/BYD

Volvo EX30

Uma das marcas que possuem o portfólio mais amplo de eletrificados disponível no Brasil, a Volvo trará mais este modelo elétrico para o ano de 2024.

O Volvo EX30, que inclusive já está em pré-venda desde setembro de 2023, deve começar a ser entregue nos primeiros meses de 2024. Esse modelo está sendo vendido em quatro versões: Core Single Engine, Core Single Engine Extended Range, Plus Single Engine Extended Range e Ultra Single Engine Extended Range.

A diferença entre os modelos está na bateria, porém, em desempenho os números são os mesmos. Enquanto o Core Single Engine possui uma bateria de 51 kWh, com uma autonomia de 340 km com uma só carga. Já os demais modelos, possuem uma bateria com 69 kWh e uma autonomia de até 470 km. Os preços, após o reajuste com o imposto de importação, variam de R$ 229.950 a R$ 293.950.

Volvo EX30 deve começar a ser entregue nos primeiros meses de 2024
Volvo EX30 deve começar a ser entregue nos primeiros meses de 2024. Foto: Divulgação/Volvo

Chevrolet Blazer EV

Buscando aumentar seu portfólio de veículos elétricos no Brasil, a Chevrolet deve lançar, enfim, um modelo já anunciado para o mercado nacional: a Blazer EV.

Entre as versões que devem chegar no Brasil, estão duas com focos distintos: a RS, que destaca o design, e a SS, que agrega mais performance.

A Blazer SS, com tração integral AWD, foi projetada para entregar mais de 557 cv de potência e superar os 90 kgfm de força. Isso se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, de acordo com estimativas da montadora. Além disso, conforme os dados divulgados pela Chevrolet, o modelo conta com uma autonomia de 466 km no ciclo americano.

Já a versão RS ainda não teve todos seus números divulgados, apenas a autonomia, que promete chegar em 515 quilômetros com apenas uma carga.

Chevrolet Blazer EV, após alguns adiamentos, deve ser anunciado e vendido no Brasil em 2024.
Chevrolet Blazer EV, após alguns adiamentos, deve ser anunciado e vendido no Brasil em 2024. Foto: Divulgação/Chevrolet

Hyundai Ioniq 5

O hatch compacto da Hyundai, o Ioniq 5, deve chegar ao mercado nacional em 2024 para ser um dos queridinhos do país, pois, além de bons números, o modelo recebeu inúmeras certificações positivas no mercado europeu quando o assunto foi segurança.

Com relação a sua configuração, o modelo tem 4,63 m de comprimento e 3 m de entre-eixos. O Ioniq 5, em outros mercados, possui quatro versões, com diferentes configurações de motores, baterias e tração, que podem ser traseira ou integral. 

A configuração de entrada entrega 170 cv e 35,7 kgfm de torque, enquanto a versão topo de linha tem 306 cv de potência e 72,6 kgfm. A autonomia máxima obtida pelo modelo é de 384 km pelo ciclo WLTP.

Ainda não há nenhuma informação de quais versões estarão disponíveis aqui no Brasil, e nem a data em que o Ioniq 5 deve ser anunciado. O certo é que deve chegar em 2024 e ser mais um modelo elétrico disponível no mercado nacional.

Sedã compacto Ioniq 5 deve chegar no mercado nacional como mais uma opção de veículo elétrico
Mesmo com data indefinida, é certo que o modelo chega em 2024 e promete se tornar um dos ‘queridinhos’ dos brasileiros. Foto: Divulgação/Hyundai

BMW i5

Apresentado na metade de 2023 no exterior, o BMW i5 chegará ao Brasil ao longo de 2024, ainda sem data definida pela montadora alemã.

Como característica, o sedã tem 5,06 m de comprimento, com 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e 2,99 m de distância entre-eixos. 

Em relação a motorização, são duas opções. A eDrive40, que tem motor elétrico que traciona as rodas traseiras, garante 340 cv e possui torque de até 43,9 kgfm. Sua autonomia, segundo a BMW, pode chegar a 582 km de acordo com o ciclo WLTP.

Já a topo de linha M60 xDrive traz dois motores, um em cada eixo, o que lhe garante uma tração integral,  gerando até 598 cv de potência e torque máximo de 83,7 kgfm

Apesar de mais potente, seu alcance é um pouco menor, e fica por volta dos 516 km com apenas uma carga.

Estima-se que, com base em seu preço no mercado europeu, o modelo deve desembarcar no Brasil com valor acima dos R$ 600 mil.

 

O sedã BMW i5 deve chegar no mercado nacional já em 2024
Um sedã com mais de 5 metros de comprimento, o BMW i5 é mais um modelo que deve ter suas vendas iniciadas no Brasil em 2024. Foto: Divulgação/BMW

Ler o Anterior

Honda define plano para lançar nova linha de veículos elétricos

Ler o Próximo

BYD negocia compra de maior mineradora de lítio do Brasil

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular