Modelo apresentado no CES 2024 é um protótipo em “fase final” de desenvolvimento, com lançamento previsto para 2026. Foto: Divulgação/Honda
A Honda traçou um plano de ação para recuperar um certo atraso no segmento de veículos elétricos. Conforme divulgado pela montadora, esse plano inclui uma nova linha de carros e uma fábrica, tudo visando o crescimento dentro desse setor.
Para sua linha de carros elétricos, a marca pretende iniciar a fabricação de novos modelos em 2026, e inclusive já apresentou dois protótipos durante a CES 2024.
De acordo com comunicado feito pela montadora, a intenção é ganhar cada vez mais espaço dentro do mercado de mobilidade elétrica, visto que, esses modelos representaram menos de 0,5% das vendas mundiais da Honda de cerca de 2,8 milhões de carros nos primeiros nove meses de 2023. São cerca de 11 mil veículos, de acordo com dados da empresa.
Com relação à fábrica, ela ainda está em negociação com os representantes do governo canadense e essa informação foi confirmada pelo CEO da marca, Toshihiro Mibe.
“Existe a possibilidade de construirmos uma fábrica no Canadá”, afirmou Toshihiro Mibe, ao jornal Nikkei, na terça-feira, em Las Vegas, durante o CES 2024.
Segundo notícias divulgadas por portais japoneses, a Honda planeja realizar um investimento de quase 2 trilhões de ienes (aproximadamente R$ 67,9 bilhões) nessa nova planta no Canadá.
Carros futuristas da Honda
Conforme dito anteriormente, durante a CES 2024, evento de tecnologia realizado em Las Vegas, a montadora apresentou dois modelos da linha chamada de “Série 0”. Apesar de ainda serem protótipos, o CEO da Honda confirmou que os lançamentos não serão tão distintos daqueles apresentados durante o evento nos EUA.
“Um modelo de produção, muito próximo deste conceito, chegará primeiro aos Estados Unidos e depois aos demais países em 2026”, confirma o executivo.
De acordo com o que foi apresentado no evento, os modelos dessa linha devem apresentar “excelente eficiência e embalagem de conversão de energia, baterias leves e de alta densidade e excelente desempenho aerodinâmico”.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.