A banda britânica Coldplay está em turnê mundial. Foto: Divulgação
Sucesso de público no Rock in Rio, a banda britânica Coldplay utiliza baterias portáteis recarregáveis fornecidas pelo BMW Group para fornecimento de energia elétrica dos shows. Essa é apenas uma das iniciativas do grupo para diminuir as emissões de carbono durante as apresentações.
O Coldplay fará mais oito shows no Brasil em outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo, durante a turnê mundial “Music of the Spheres”. Os ingressos para as novas apresentações já estão esgotados.
Ao todo, 40 baterias parcialmente recicladas, extraídas do BMW i3 — primeiro veículo elétrico da BMW no Brasil, e que saiu de linha recentemente —, são usadas para substituir os geradores a diesel e gasolina usuais, resultando em uma diminuição significativa nas emissões de carbono durante os shows da banda.
“Estamos orgulhosos em fazer parceria com a BMW para criar a primeira bateria recarregável para shows do mundo, o que nos permitirá alimentar nossos shows quase que inteiramente com energia limpa e renovável”, disse Chris Martin, vocalista do Coldplay.
Na turnê, as baterias são recarregadas com uma variedade de fontes renováveis, incluindo instalações fotovoltaicas para geração de energia solar, bicicletas geradoras de energia e até mesmo um piso cinético, que reaproveita a energia gerada pelo público enquanto dança no show, entre outras soluções.
Compromisso com a sustentabilidade
Ao planejar a turnê, a banda se comprometeu a reduzir em mais de 50% as emissões de carbono em relação à turnê anterior. Para isso, fechou parcerias com diversos fornecedores, igualmente engajados em um futuro mais sustentável.
É o caso da DHL, empresa responsável pela logística do Coldplay. Para transportar os equipamentos da banda, a companhia utiliza biocombustíveis nos fretes aéreos e veículos elétricos em terra, tudo para minimizar os impactos ambientais.
Os integrantes da banda e da equipe também utilizam veículos elétricos para os deslocamentos em solo. Nas transferências aéreas, a preferência é por aviões comerciais, para evitar voos fretados. Ainda assim, a banda se compromete a pagar uma taxa extra para usar ou fornecer combustível de aviação sustentável.
“Nós vamos evitar combustíveis fósseis, e usar energia limpa e sustentável sempre que possível”, diz o comunicado oficial da banda. “Continuaremos a capturar dados de impacto climático e calcular nossa pegada ambiental usando padrões reconhecidos no mundo todo. A ideia é adaptar todas as operações dos nossos shows para minimizar as emissões, utilizando as práticas mais eficientes do ponto de vista ambiental e energético”, diz a nota.
Até mesmo as pulseirinhas de led distribuídas aos fãs — e que fizeram tanto sucesso no Rock in Rio — foram pensadas com a pegada ecológica. Além de utilizarem materiais 100% compostáveis e à base de plantas, as pulseiras são coletadas ao fim do show, esterilizadas e redistribuídas em novas apresentações.
Como parte de incentivo da banda a um mundo mais sustentável, os fãs que se comprometem a utilizar meios de transporte com baixo carbono para comparecer ao show recebem um código promocional com desconto para os ingressos.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.