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18 de maio de 2024

BMW i3 ganha pintura de despedida; novas baterias entram em ação

Unidades do BMW i3 estão perfilados em fábrica

Últimas unidades do BMW i3 recebem pintura dourada. Foto: Divulgação/BMW

Um dos ícones da eletrificação dos veículos automotivos, o BMW i3 agora é história. Depois de 250 mil unidades produzidas e vendidas em 74 países, incluindo o Brasil, a fabricação do modelo chegou ao fim, quase 10 anos após sua estreia. 

Para celebrar o feito, a montadora alemã fez as últimas 18 unidades com uma pintura dourada, denominada Galvanic Gold Metallic.

O BMW i3 foi lançado em 2013, quando o mercado de veículos elétricos ainda estava engatinhando. Com sua segunda atualização da bateria, em 2018, quando passou a contar com capacidade de 42,2 kWh, e autonomia anunciada de 335 quilômetros, as vendas aceleraram. Na Alemanha, mesmo com o avanço de modelos elétricos de outras marcas, o i3 permaneceu no top 10 dos VEs mais vendidos em 2021.

Em 2022, a série alcançou a marca de 250 mil unidades, colocando-se entre os veículos elétricos mais bem sucedidos no mundo, no segmento compacto premium.

Nova linha de produção

Linha de produção de baterias da BMW
BMW Group produz módulos de baterias em Leipzig, na Alemanha. Foto: Divulgação/BMW

Enquanto se despede do i3, o BMW Group acaba de lançar a segunda linha de produção de módulos de baterias na planta de Leipzig, na Alemanha. O novo sistema fabrica módulos para o BMW i4, modelo totalmente elétrico, fabricado em Munique, também no país europeu. 

“O lançamento da segunda linha de produção de módulos de bateria de Leipzig é uma contribuição importante para fornecer os componentes de bateria necessários para fabricar um número crescente de veículos eletrificados”, disse Markus Fallböhmer, Head de Produção de Motores e E-Drive do BMW Group. 

A montadora tem, como meta, expandir gradualmente sua produção de componentes eletrônicos até 2030, quando se espera que os modelos totalmente elétricos representem metade das vendas da companhia.

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