Canal VE

13 de abril de 2024

Coldplay reusa baterias de VEs como fonte de energia nos shows

Integrantes da banda Coldplay posam para foto com céu azul de fundo

A banda britânica Coldplay está em turnê mundial. Foto: Divulgação

Sucesso de público no Rock in Rio, a banda britânica Coldplay utiliza baterias portáteis recarregáveis fornecidas pelo BMW Group para fornecimento de energia elétrica dos shows. Essa é apenas uma das iniciativas do grupo para diminuir as emissões de carbono durante as apresentações. 

O Coldplay fará mais oito shows no Brasil em outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo, durante a turnê mundial “Music of the Spheres”. Os ingressos para as novas apresentações já estão esgotados.

Ao todo, 40 baterias parcialmente recicladas, extraídas do BMW i3 — primeiro veículo elétrico da BMW no Brasil, e que saiu de linha recentemente —, são usadas para substituir os geradores a diesel e gasolina usuais, resultando em uma diminuição significativa nas emissões de carbono durante os shows da banda.

Imagem mostra unidades do BMW i3 na fábrica
Baterias recarregáveis foram extraídas do BMW i3. Foto: Divulgação/BMW Group.

“Estamos orgulhosos em fazer parceria com a BMW para criar a primeira bateria recarregável para shows do mundo, o que nos permitirá alimentar nossos shows quase que inteiramente com energia limpa e renovável”, disse Chris Martin, vocalista do Coldplay.

Na turnê, as baterias são recarregadas com uma variedade de fontes renováveis, incluindo instalações fotovoltaicas para geração de energia solar, bicicletas geradoras de energia e até mesmo um piso cinético, que reaproveita a energia gerada pelo público enquanto dança no show, entre outras soluções.

Compromisso com a sustentabilidade

Ao planejar a turnê, a banda se comprometeu a reduzir em mais de 50% as emissões de carbono em relação à turnê anterior. Para isso, fechou parcerias com diversos fornecedores, igualmente engajados em um futuro mais sustentável.

É o caso da DHL, empresa responsável pela logística do Coldplay. Para transportar os equipamentos da banda, a companhia utiliza biocombustíveis nos fretes aéreos e veículos elétricos em terra, tudo para minimizar os impactos ambientais.

Os integrantes da banda e da equipe também utilizam veículos elétricos para os deslocamentos em solo. Nas transferências aéreas, a preferência é por aviões comerciais, para evitar voos fretados. Ainda assim, a banda se compromete a pagar uma taxa extra para usar ou fornecer combustível de aviação sustentável.

Integrantes da banda Coldplay estão lado a lado
A banda Coldplay tem oito shows programados no Brasil em outubro. Foto: Divulgação

“Nós vamos evitar combustíveis fósseis, e usar energia limpa e sustentável sempre que possível”, diz o comunicado oficial da banda. “Continuaremos a capturar dados de impacto climático e calcular nossa pegada ambiental usando padrões reconhecidos no mundo todo. A ideia é adaptar todas as operações dos nossos shows para minimizar as emissões, utilizando as práticas mais eficientes do ponto de vista ambiental e energético”, diz a nota.

Até mesmo as pulseirinhas de led distribuídas aos fãs — e que fizeram tanto sucesso no Rock in Rio — foram pensadas com a pegada ecológica. Além de utilizarem materiais 100% compostáveis e à base de plantas, as pulseiras são coletadas ao fim do show, esterilizadas e redistribuídas em novas apresentações. 

Como parte de incentivo da banda a um mundo mais sustentável, os fãs que se comprometem a utilizar meios de transporte com baixo carbono para comparecer ao show recebem um código promocional com desconto para os ingressos.

Ler o Anterior

Moradores de São Paulo com veículo elétrico terão desconto no IPTU

Ler o Próximo

iFood oferece bônus a entregadores com motos elétricas ou e-bikes

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular