Canal VE

20 de julho de 2024

Como é participar do London EV Show? Expositor conta detalhes

Homens conversam no estande da Spott

Equipe da Spott recebe visitantes no estande montado no London EV Show. Foto: Divulgação/Rodrigo Tobias/Spott.

O London EV Show, feira e conferência internacional da eletromobilidade, abriu as portas do Centro de Convenções ExCel London, na capital britânica, em 28 de novembro de 2023, prometendo ser uma das maiores vitrines de inovação acerca da mobilidade urbana dos próximos anos.

O evento serve como um grande encontro de toda a cadeia de valor da mobilidade elétrica, desde as principais fabricantes de veículos até startups com novas soluções para o mercado, passando por organizações corporativas e governos para três dias de uma discussão que pode definir os rumos da eletrificação da frota no mundo todo.

Dois modelos Porsche Taycan estão lado a lado em exposição
Modelos Porsche Taycan em exposição no London EV Show. Foto: Divulgação/Rodrigo Tobias/Spott.

Entre os mais de 200 expositores, a startup brasileira Spott mostra a tecnologia que simplifica o gerenciamento de diversos pontos de recarga de veículos elétricos no mesmo ambiente. E o primeiro dia de evento foi marcado por uma rica troca de experiências com as demais empresas, como relata Rodrigo Tobias, co-fundador e head de inovação da Spott.

“Ficamos impressionados com a curiosidade do londrino em saber como uma startup brasileira lida com os mesmos problemas de vários tipos de veículos, infraestrutura e energia. Na maioria de nossas conversas, todos ficam impressionados com a matriz energética brasileira, que é limpa e renovável. E que deveríamos aproveitar mais esse potencial para o uso dos veículos eletrificados”, afirma Tobias, em depoimento exclusivo ao Canal VE

SUV Ford Explorer é vista em exposição em Londres
Ford Explorer, 100% elétrico, é exibido no London EV Show. Foto: Divulgação/Rodrigo Tobias/Spott.

Confira abaixo as impressões de Rodrigo Tobias a respeito do primeiro dia do London EV Show, diretamente de Londres.

 

Como é estar no London EV Show

“O London EV Show é um evento que mostra os caminhos da transformação do mercado de carros elétricos (EVs) nos próximos anos. Dá pra ver as últimas tendências e inovações em uma variedade de produtos e serviços, desde software até carregadores de 600 kW em funcionamento. E como a tecnologia dos carros evoluiu rapidamente e a experiência é simples e muito fácil para todos, desde super carros até o dia a dia de uma moto de entrega.

O mercado de VEs já está crescendo em Londres, e em toda a Europa isso já faz parte da vida de milhares de pessoas. Melhorando a vida nas cidades e resgatando a experiência de ter um veículo. Isso mesmo, resgatando o prazer de dirigir um carro novamente. Por exemplo, conversando com alguns fabricantes de carregadores, ouvi que a venda de carros elétricos diminuiu, pelo motivo de diminuir a oferta de carregadores. Isso acontece porque a infraestrutura de recarga não está acompanhando o ritmo da venda de EVs.

Thiago Moreno usa camisa escura com o logotipo da Spott no peito e aparece à frente do VW ID. Buzz
Thiago Moreno, co-fundador e co-CEO da Spott, no London EV Show. Foto: Divulgação/Spott.

Um ponto importante é que as soluções para mobilidade elétrica sejam adaptadas às características locais. Isso inclui coisas como a disponibilidade de infraestrutura de recarga, o clima, o perfil dos motoristas e as leis e regulamentações.

Ficamos impressionados com a curiosidade do londrino em saber como uma startup brasileira lida com os mesmos problemas de vários tipos de veículos, infraestrutura e energia. Na maioria de nossas conversas, todos ficam impressionados com a matriz energética brasileira, que é limpa e renovável. E que deveríamos aproveitar mais esse potencial para o uso dos veículos eletrificados. Dar um salto importante na sustentabilidade!

É impressionante como a distância entre continentes não muda os problemas fundamentais, e como ótimas ideias ajudam grandes empresas a evoluir.

Público circula dentro do Centro de Convenções onde acontece o London EV Show
Primeiro dia do London EV Show recebe grande público. Foto: Divulgação/Rodrigo Tobias/Spott.

Todas as conversas ajudam a entender melhor as necessidades do cenário europeu e a encontrar o melhor caminho para ajudar a eletrificação no Brasil.

Outro ponto que não podemos deixar de comentar é o incentivo às novas tecnologias que contribuem para acelerar as mudanças necessárias para a sustentabilidade no transporte.

A procura por acelerar e impulsionar a mobilidade elétrica nos levou ao London EV Show, que tem a energia necessária para inspirar, na Europa e fora dela.

Estamos só no primeiro dia, mas nos próximos dias vamos apresentar o nosso case para o público do evento.”

*Rodrigo Tobias, co-fundador e head de inovação da Spott.

Rodrigo Tobias é um homem calvo, usa camiseta branca e mostra tela de computador
Rodrigo Tobias, co-fundador da Spott, apresenta tecnologia brasileira no London EV Show. Foto: Divulgação/Spott.

Ler o Anterior

GWM e Senai-SP criam curso de capacitação em eletromobilidade

Ler o Próximo

Baterias de íons de lítio estão mais baratas, diz BloombergNEF

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular