Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Até o papa Francisco se rende e adota carro elétrico no Vaticano

Papa Francisco durante evento de anuncio do acordo entre o Vaticano e a Volkswagen

A eletrificação na frota do Vaticano será gradativa, com prazo final em 2030. Foto: Divulgação/VW

O Vaticano e a Volkswagen firmaram um acordo para a eletrificação da frota de veículos utilizados pelo papa Francisco e demais autoridades da igreja católica. A parceria prevê a troca gradativa dos atuais modelos para os elétricos ID.3, ID.4 e ID.5.

Durante a cerimônia que confirmou o acordo, e que contou com a presença do papa Francisco, a montadora alemã realizou a entrega de dois veículos, um ID.3 e um ID.4, em sua versão top de linha, Pro Performance.

Os dois primeiros modelos são apenas o início. Ao todo, o acordo prevê a entrega de até 40 unidades, em sua maioria dos modelos ID.3 e ID.4, além de algumas unidades do ID.5. 

Essa mudança de veículos a combustão para veículos elétricos vai de encontro a uma das principais bandeiras levantadas pelo pontífice: a do meio ambiente e suas mudanças climáticas.

O projeto do Vaticano vai além da troca de frota. A cidade-estado está comprometida com a instalação de redes de recarga em seu território, garantindo que a energia seja proveniente de fontes renováveis.

“A eletrificação de frotas está se tornando cada vez mais importante em todo o mundo. O fato de que os funcionários do Vaticano agora também estarão entre nossos motoristas de ID. no futuro é uma meta e uma honra para nossa marca”, comenta Imelda Labbé, que faz parte do conselho de administração de vendas, marketing e pós-vendas da Volkswagen, durante a entrega dos veículos no Vaticano.

Volkswagen ID.3 é um dos carros adotados pelo Vaticano
Volkswagen ID.3 será um dos modelos elétricos entregues ao Vaticano. Foto: Divulgação/VW

Detalhes dos modelos entregues ao papa

Os dois modelos apresentados e entregues durante a cerimônia, na versão Pro Performance, foram o ID.3 e o ID.4. Além deles, também serão entregues unidades do ID.5.

No ID.3, o modelo apresenta uma bateria de 58 kWh e um motor elétrico montado na traseira de 204 cv para uma autonomia de cerca de 430 km. Já nos SUVs, ID.4 e ID.5, o motor é o mesmo do ID.3. A diferença fica para a bateria, que possui uma capacidade de 77 kWh, garantindo uma autonomia de 530 quilômetros.

Volkswagen ID.4 é um dos carros adotados pelo Vaticano
O ID.5 também será um dos modelos entregues pela VW para a frota do papa Francisco. Foto: Divulgação/VW

Ler o Anterior

BYD e Huaihai assinam acordo bilionário por baterias de sódio

Ler o Próximo

GWM oferece vantagens para quem comprar os modelos Ora 03

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular