
Restaurantes do Grupo Madero disponibilizam carregadores rápidos. Foto: Divulgação/Plugshare
O Grupo Madero deu início a um projeto para a instalação de eletropostos de carga rápida, em corrente contínua (DC), em 82 restaurantes da marca — Madero e Jeronimo — até o fim do ano. A prioridade, inicialmente, é fazer as instalações nos empreendimentos localizados no Estado de São Paulo, mas pode ser expandido para toda a rede. O objetivo é fortalecer o compromisso com práticas ambientais, que promovam ações sustentáveis nas operações.
Segundo a marca, a implementação está sendo feita em parceria com diferentes operadores de pontos de recarga (CPOs) e será concluída de forma gradual. A expectativa é ter a maior parte das instalações até dezembro de 2025. Atualmente, já foram instalados 24 pontos de recarga, sendo a maioria em operações de rua, especialmente em empreendimentos Madero Container.
De acordo com Rafael Mello, COO do Grupo Madero, incentivar a mobilidade elétrica faz parte da estratégia da empresa para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade.
“Ao oferecer vagas exclusivas com carregadores rápidos, proporcionamos uma conveniência real para os clientes que optam por veículos elétricos, permitindo que recarreguem seus carros enquanto aproveitam a experiência gastronômica em nossos empreendimentos”, falou Mello, destacando a escolha pelos carregadores de corrente contínua.
“A escolha pelos carregadores rápidos está alinhada ao nosso foco em oferecer serviços eficientes e compatíveis com o tempo médio de permanência dos nossos clientes nos restaurantes”, disse.
Os carregadores em questão são fornecidos pela Teison Brasil e têm, em sua maioria, 60 kW de potência, com possibilidade de oferecer potência maior ou menor, dependendo da disponibilidade de energia no local da instalação. Segundo Charles Pierre, Key Account Manager da Teison Brasil, o acordo com o Grupo Madero representa um grande passo da empresa no país.
“[O contrato] Mostra o valor que a marca tem a oferecer ao mercado, sendo uma solução para ambos os parceiros. No caso do Madero, tem como objetivo oferecer aos seus clientes uma solução confiável, com foco na sustentabilidade, além da comodidade de enquanto saboreiam uma refeição de qualidade poder carregar os seus veículos. E para nossos parceiros CPOs, a oportunidade de atender este público, que por si só já representa uma significativa demanda, e ter sua marca associada ao Madero e a Teison”, afirmou Pierre.

Gestão terceirizada
A Teison informa que tem diversas plataformas homologadas para a gestão dos eletropostos, mas que deixa a escolha para os CPOs que vão operar as estações, de acordo com as necessidades de cada um.
Um desses CPOs é a DSA-X Eletropostos, responsável pela operação na Ecoparada Madero, localizada na Rodovia Castello Branco, km 44, em Araçariguama (SP). O local, que já contava com usina de energia fotovoltaica, sistema de captação de água para reuso, composteira e outras ações voltadas para a preservação do meio ambiente, agora também está equipado com duas estações de recarga rápida de veículos elétricos — uma de 60 kW e outra de 80 kW.
“Entregamos comodidade, agilidade e disponibilidade de recarga em uma das rodovias mais movimentadas do país”, disse Ettore Fogaça Stringhini, gestor e cofundador da DSA-X. “Somos uma empresa jovem, com pouco mais de um ano e meio no mercado, mas estamos trabalhando para fortalecer a infraestrutura de recarga no interior de São Paulo. E a operação na Ecoparada, além de ser uma grande responsabilidade, faz parte dessa expansão contínua de nossa empresa em entregar soluções de recarga para os clientes”, completou Stringhini, que promoveu até mesmo treinamento sobre eletromobilidade para funcionários do restaurante. A empresa oferece ainda monitoramento remoto 24 horas por dia para solucionar eventuais problemas de usuários na estação.
Dobradinha de sucesso
As instalações de eletropostos nos restaurantes do Grupo Madero fortalecem a infraestrutura de recarga das cidades, ao mesmo tempo em que atraem novos clientes para os estabelecimentos comerciais. A dobradinha tem sido utilizada por diversas empresas, que enxergam na eletromobilidade uma nova forma de gerar receita.
Para Rafael Mello, COO do Grupo Madero, o investimento nos eletropostos tem mais um significado. “Mais do que atrair novos clientes, nosso objetivo é agregar valor à experiência dos consumidores que já frequentam os restaurantes Madero e Jeronimo, além de reforçar nosso posicionamento como uma marca inovadora e comprometida com práticas sustentáveis. No entanto, sabemos que a presença de eletropostos pode, sim, influenciar positivamente a escolha do consumidor, especialmente entre o público que já utiliza veículos elétricos ou está considerando essa transição”, afirmou.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.