Afeela é a joint-venture formada pela parceria entre Sony e Honda. Foto: Divulgação/Afeela.
A Sony é mais uma empresa de tecnologia a entrar no universo dos carros elétricos. Em parceria com a Honda, a companhia formou uma joint-venture para criar uma nova marca de carros elétricos, a Afeela.
O conceito foi apresentado em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show), maior feira de tecnologia e equipamentos eletrônicos dos Estados Unidos.
No ano passado, as duas empresas já tinham demonstrado interesse em um trabalho de cooperação, mas dessa vez já apresentaram na feira um protótipo de um veículo elétrico inteligente, que pode chegar ao mercado em 2026. O veículo deve ser produzido na fábrica da Honda nos Estados Unidos.
O protótipo é um sedã com direção autônoma. Isso significa que o veículo será capaz de se locomover sem a presença de um motorista em algumas situações. A inteligência artificial fará o trabalho, graças a sensores de segurança internos e externos, e auxílio de 45 câmeras.
Na apresentação em Las Vegas, os executivos da joint-venture informaram que o carro deve ser equipado com recursos de integração de mídia externas, o que permitirá interagir com outros usuários da via e compartilhar informações.
“No coração desta experiência de mobilidade está a palavra ‘sentir’ (feel em inglês)”, disse Yasuhide Mizuno, CEO da Afeela, citando que os veículos da nova marca terão um foco em interagir com os passageiros e suas sensações.
Ganha-ganha
Como apenas um protótipo foi apresentado, ainda não há informações detalhadas sobre as configurações do veículo, nem seu desempenho. Mas a relação entre Sony e Honda promete ser proveitosa para ambas.
A Sony seguirá os planos de outras empresas de tecnologia, como Xiaomi, Huawei, Apple e Google, para desenvolver soluções e tecnologias de mobilidade, que podem não ficar restritas apenas à Afeela, e sim fornecer essas tecnologias a outras montadoras.
Para a Honda, é uma forma de recuperar, de certa maneira, o tempo perdido no desenvolvimento de carros elétricos, já que a empresa japonesa ficou para trás em relação às concorrentes diretas no segmento globalmente.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.