Canal VE

18 de maio de 2024

Audi anuncia plano de eletrificar toda a sua frota a partir de 2026

A partir de 2026, a Audi lançará apenas modelos totalmente elétricos no mercado global, eliminando gradualmente a produção de veículos a combustão até 2033. O anúncio da nova política da empresa aconteceu em 4 de janeiro de 2023.

A decisão faz parte da estratégia global da companhia alemã, que está preparando as suas fábricas em todo o mundo para a produção de automóveis exclusivamente elétricos no futuro próximo.

O plano é que todas as plantas da empresa iniciem a produção de veículos elétricos até 2029. No comunicado à imprensa, a Audi diz estar construindo uma nova linha de produção global a partir das suas instalações já existentes

“Passo a passo, estamos trazendo todas as nossas plantas para o futuro”, afirma Gerd Walker, membro do board da companhia nos setores de Produção e Logística. “Estamos investindo em nossas plantas atuais de modo que elas sejam tão eficientes e flexíveis quanto uma fábrica construída do zero.”

Segundo o executivo, a decisão é pela sustentabilidade nos aspectos econômicos, ecológicos, e sociais. “O caminho que a Audi está trilhando conserva recursos e acelera a nossa transformação como fornecedores da mobilidade premium sustentável”, diz Walker.

Com roupa especial, homem trabalha na linha de produção de fábrica da Audi
Audi promete investir na capacitação profissional dos funcionários em suas fábricas. Foto: Divulgação/Audi.

No caminho da eletromobilidade

Para alcançar a meta de eletrificar a frota a partir de 2026, a Audi promete investir na capacitação dos profissionais que já atuam na empresa. “Para atingir nosso objetivo, contamos com nossos funcionários altamente qualificados e faremos com que nossos colaboradores estejam aptos para o futuro até 2025 com um orçamento de cerca de 500 milhões de euros para qualificação dos profissionais”, afirmou Walker. 

Duas fábricas, em Böllinger Höfe e Bruxelas, já estão produzindo veículos totalmente elétricos. A partir do próximo ano, o Audi Q6 e-tron será o primeiro modelo totalmente elétrico lançado na linha de produção de Ingolstadt, na Alemanha. A produção de veículos 100% elétricos iniciará gradualmente em Neckarsulm (Alemanha), San José Chiapa (México) e Györ (Hungria). Em 2029, todas as fábricas produzirão ao menos um veículo totalmente elétrico. Novas instalações só serão construídas onde for necessária capacidade adicional. 

Segundo a empresa, a eletrificação das fábricas é apenas uma parte da produção do futuro para a Audi. “Vamos utilizar a transição para a eletromobilidade de modo a realizar grandes saltos de produtividade, inserindo as adaptações necessárias”, afirma Walker. Assim que estiver equipada para o futuro, a rede de produção da Audi vai passar a ser mais econômica, sustentável, atrativa e flexível.

Ler o Anterior

Nova geração de carros promete revolucionar Fórmula E 

Ler o Próximo

Sony e Honda mostram protótipo de carro elétrico na CES 2023

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular