Para ABVE, infraestrutura de recarga também está aumentando conforme o mercado. Foto: Envato/Elements.
O Brasil possui uma frota de 11.658 carros totalmente elétricos, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). O maior crescimento se deu entre janeiro e outubro de 2022, quando 6.831 unidades foram emplacadas no país, o que representou um aumento de 41,5% sobre o total de veículos BEV de toda a série histórica, de 2012 a 2021 (4.827).
Em relação a setembro, os BEV tiveram uma retração de 54,93%. Mas quando comparados com outubro de 2021 (418), houve um aumento de 52,15% nas vendas.
Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, esse crescimento reflete a maior confiança dos compradores na diversidade de produtos oferecida pelo mercado e nos investimentos em infraestrutura de recarga pública e semipública.
“Diferentemente da percepção em contrário, o Brasil está avançando, sim, em infraestrutura pública de recarga de veículos elétricos”, diz o presidente da ABVE.
“Pelos cálculos da ABVE, o Brasil já tem mais de 2.800 eletropostos públicos e semipúblicos em operação, fora a rede de recarga privada das concessionárias de veículos elétricos”, afirma.
O executivo avalia que o mercado tem percebido o crescimento do interesse dos consumidores por carros elétricos. Como consequência, a infraestrutura de recarga no Brasil está aumentando naturalmente.
“Deveremos chegar a mais de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos até o final de 2022. E, segundo estimativa dos associados da ABVE, atingiremos a marca de 10 mil em três anos. O fato é que a infraestrutura de recarga está acompanhando a evolução do mercado de veículos elétricos plug-in no Brasil”, conclui Adalberto Maluf.
Veículos eletrificados
De acordo com a ABVE, o mês de outubro de 2022 representou o terceiro melhor mês da série histórica de vendas de veículos eletrificados (elétricos e híbridos), com 4.460 unidades emplacadas.
Com esses números, as vendas nos dez primeiros meses de 2022 alcançaram um total de 38.663 veículos, nas contas da ABVE, que são diferentes dos números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) na semana anterior, já que esta última contabiliza 38.704 unidades.
Pela projeção da ABVE, o mercado brasileiro de eletrificados deverá fechar 2022 com vendas totais entre 44 mil e 46 mil unidades, o que representa crescimento em torno de 25% a 31% em relação a 2021.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.